4.24.2008

Configurando o seu haloscan

Oi pessoal fé em deus e pé na estrada.

É o seguinte, eu sou muito curiosa e adoro ficar testando as coisas que eu faço e que posso considerar “minhas”, por isso gosto tanto de mexer no meu blog.

Eu já testei varias plataformas para blogs, wordpress, mypage, typealguma coisa, etc..etc..para mim o melhor foi o blogspot, pra você pode ser outro, o que seria do branco sem o preto??

ao meu ver o maior problema do blogger é o sistema de comentários, eu acho horrível, sem dinamismo, sem agilidade, sem ferramentas, lento, não dá pra fazer absolutamente nada, será que as pessoas que criaram e mantém o blogger não pensam nisso??

Por esse motivo eu instalei o excelente haloscan. Pesquisando pela internet, encontramos muitas dicas para melhorias para o blogger, há uma infinidade de blogs dando dicas e tutoriais, mas não encontramos muitas dicas para turbinar o haloscan, são poucas.

Mas eu não deixo barato mesmo, eu entro, vou “fuçando”, mexendo, futricando, malinando, perdendo coisas, criando coisas, até fazer tudo o que quero e que estou afim.

A dica que dou é a mais fácil o possível: não tema, mexa em tudo que você puder mexer.

Então, eu quis colocar uma imagem no fundo do comentário que no mundo da blogosfera chamamos de backgroud.

Eu quis alterar o tamanho da fonte, quis modificar a cor de tudo, tipo assim, se meu blog predomina azul porque usar um halos com fundo cor vermelha??quis modificar o formato da letra, quis fazer várias coisas.

Então eu resolvi mexer. Pra começo de conversa, acredito que você já esteja com haloscan instalado, se negativo, entre no site e instale, as instruções são bem simples e fáceis de seguir.

Depois de instalado, clique em “templates”, escolha um modelo que te agrade, minha opinião, evite esses com fundo preto, vermelho e etc, a não ser que o modelo do teu blog seja bem “Dark”, depois entre em stylesheet.

Vai aparecer uma tela com vários códigos.

Tive ajuda deste post, pra postar os sinais html.

Hoje vamos alterar o:

1) fundo do comentário,

2) o tamanho da fonte e

3) o estilo(cor) quando alguem utilizar a tag < a >.

1º Fundo (Background) do halos:

Procure por Body, depois localize o backgroud.

Para mudar a cor basta colar a cor de sua preferência (pode ser cores em html ou o nome da cor em inglês)

background-color : green;


No meu exemplo, o fundo do halos será verde.

Caso você queira fazer como o meu, ou seja, colocar uma figura, faça assim:

background-image: url(endereçodaimagem.jpg); no-repeat;

Onde tem endereçodaimagem, cole o link da imagem, se você usar no-repeat, a imagem não vai se repetir, se deixar em branco, ela vai se repetir.

2) Modificar o tamanho da fonte do texto comentado:

Procure por MainTable que quer dizer em português quadro principal, é nesse MainTable que estão todos os comentários.

-na parte onde tem font-family você digitará a fonte do teu interesse, nesse modelo eu usei verdana, tamanho 15 px, use 12px que fica num tamanho legal, se for verdana é claro, se usar times pore exemplo ficará muito pequeno, vá testando as fontes de sua preferência, no nosso exemplo ficou assim:

MainTable {font-family:Verdana; font-size:15px; background-color: #F0FFFF; }

Por ultimo vamos modificar o estilo quando alguém usar a tag &lt a &gt, isso serve pra letra ficar diferenciado quando eu respondo a vocês, serve principalmente para os leitores saberem quando o dono do blog está falando por exemplo.

Procure pelo código onde inicia com body:

abaixo cole o código:

a {color : green; font-size : 12px; font-family : verdana, arial, helvetica, sans-serif;}


Você pode ser o código da cor em html ou o nome da cor em inglês, eu usei green, eu gosto do verde, mas pode ser black, blue, pink, purple, violet, yellow, qualquer cor.


Nessas alturas você já deve saber que:
- Font-size é o tamanho da fonte, font-family é a familia (arial, times, verdana e etc), escolha a de sua preferência, minha dica é pra fugir da times, porque ela é bem minuscula.


Espero que tenha ajudado com alguma coisa.
Beijos
Pra vocês ouvirem, a francesa, amo essa música.

1 Comentários:

Benito Bondoso disse...

Vou tentar, o fundo do meu blog é preto, ai não dá pra ler sem selecionar os comentários.

Postar um comentário

- Regra geral: Bom senso.
- Siga-me no twitter: @iarana.