29 junho, 2008

As coisas que aprendi blogando parte IV: Ser leitor fiel

Oi pessoas, e o fim de semana? bom? Estive em casa de mami!!ou seja preguiça total.
Queria ter visto uns filmes, mas...sem money!

Como prometi que publicaria a cada domingo as coisas que aprendi blogando em comemoração aos 2 anos de Mais Atitudes, continuarei:

- Passados uns 8 meses mais ou menos que eu já tinha esse blog, por volta de fevereiro de 2007, aprendi que ser um leitor fiel vale muita coisa, vale mais que trocar links e banners acredito.

Eu adoro comentar, minha marca é escrever muito e deixar uns trocentos comentários, estou aprendendo a reduzir e deixar só um com todas as minhas opiniões.
Eu tenho minhas manias, gosto de saber quem é o dono, não curto blogs moderados, gosto de ver o autor me respondendo, etc.

No início eu comentava todos os dias em blogs diferentes, eu queria que muitos blogueiros me conhecesse, eu achava que assim eu receberia visitas, engano meu, com isso eu não tinha personalidade e meu blog não tinha um referencial, eu não tinha comentários, nem nada. Então eu resolvi mudar a minha "filosofia blogueira", não queria escrever para não ser lida.

Aprendi a ser fiel a alguns blogs, isso me fez ter amigos, ter parceiros, gente que sei que se eu passar uma semana sem postar ou sem dá notícias, alguém há de procurar-me e sentir minha falta. Isso não tem preço.
O que fazer para ter leitores-comentaristas fiéis?

Pergunte a alguém que entenda do ramo. Os blogs que curto visitar todos os dias me conquistaram escrevendo assuntos que eu achei interessante ou que me cativou de alguma forma.

Há pessoas que só comentam em blogs famosos, eu vou confessar uma mania minha, não gosto de comentar em blogs com muitos comentários, nem nos famosos. Por que??
Porque a chance que o dono do blog tem de me dá um "obrigada Iara" é mínima.

Antes de comentar eu gosto de sondar o espaço primeiro. Eu gosto de ficar observando o comportamento do dono, gosto de saber como ele reage às críticas, aos elogios, às perguntas etc, parece besteira, é que eu sou sistemática. Claro que isso eu só aplico a blogs que acabei de conhecer através de pesquisas ou então, porque os vi no blogrrol de algum amigo e fui lá ver do que se trata, nos demais casos geralmente quando entro num site/blog e vejo algo que gostei muito eu deixo um comentário.

Créditos da Imagem para "Os Novos Pornografos".
Gostaria de indicar a vocês:

O ótimo blog Cria e Recria, com tutoriais para blogs, o conheci há umas 3 semanas mais ou menos.


Beijos

12 comentários:

  1. é isso mesmo, e não cobrar visitas rs. Odeio quando vão lá no meu blog cobrar.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo6/29/2008

    Blogar é um ato mutuo. Mais que ter 100 licks, é ter um público fiel, que no final das contas, passam a ser amigos. Bjus e bom semana.

    http://so-pensando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Ricardo, a gente só cobra de quem gostamos. Lembre disso.

    Oi Daniel. :)

    ResponderExcluir
  4. Iara, eu como comentarista, já fazia isso, tenho até hoje uns blogs cativos, infelizmente alguns estão de recesso e outros deixaram de existir, mas sempre vou aos blogs que gosto, e se der visito outros alguns que vou de vez em quando e novos, mas sempre dou preferencia aos blogs amigos.

    beijos

    ResponderExcluir
  5. Iara qual a novidade? do halos do blogger?

    ResponderExcluir
  6. lugirão a novidade dos comentários.
    Mas nao funcionou.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo6/30/2008

    Ei, Iara! Obrigado por referenciar meu artigo! :-D

    Gostei da sua "técnica" de comentar somente em artigos não muito comentados! Realmente faz sentido seu ponto de vista! Embora, acredito eu, seja uma obrigação do autor responder a todos os comentários, independente do "tamanho" de seu blog!

    Abraços e boa semana!

    ResponderExcluir
  8. Anônimo6/30/2008

    Oi tárcio, ora, eu gostei do artigo, quando a gente gosta e cabe no assunto é mais que obrigação usar.

    Mas eu comento em blogs com muito coments e muito visitados também, porém, faço com menor frequência.
    Gostou?
    Volte sempre.

    ResponderExcluir
  9. Tem que fazer as coisas na hora que dá vontade e, claro, respeitando o magnífico tempo.

    ^^

    ResponderExcluir
  10. Anônimo6/30/2008

    Também gosto de comentar em blogs menores porque me sinto mais próximo desses blogueiros. O que eu estou tentando melhorar tanto nos meus posts quanto nos meus comentários é minha falta de continuidade de idéias. Os meus posts eu reviso antes de publicar mas as vezes quando comento em algum blogs e vou olhar depois vejo que deixei um comentário totalmente sem nexo ou cheio de erros de ortografia. O dono do blog deve acabar me achando um analfabeto funcional.

    ResponderExcluir
  11. Olá Iara..

    Eu vou a todos so blogs que gosto de ler...por livre e espontânea vontade..e em outros, por educação, para retribuir visitas...muitos blogueiros que visito e comento, nem sabem que tenho blog...

    Custamava responder um a um meus comentaristas, mas o tempo tem comido as minhas horas e eu não tenho mais respondido.. mas concordo com você.. é uma questão de delicadeza..vou retomar essa prática.

    beijos e uma ótima semana

    ResponderExcluir
  12. Claro Mister, tava sumido hein!!!

    Oi teylor, (voce é do Whthout brain não é??) eu tenho esse probleminha de continuidade das idéias, cada dia eu posto algo diferente, nao consigo me focarn um assunto apenas.

    OI layla, mas você comenta no blog do visitante, isso também é bom, ruin é quando nem dá notícias.

    obrigada a todos por participarem.

    ResponderExcluir

- Regra geral: Bom senso.
- Siga-me no twitter: @iarana.