22 junho, 2008

As coisas que aprendi blogando: parte III - "Do que trata meu blog"

Oi pessoal, continuando a com a série de relatos sobre as coisas que aprendi blogando, hoje eu vou falar sobre a pior coisa que aprendi, foi a mais difícil.
Do que se trata o meu blog? De qual(quais) assunto(s) eu escrevo?

Muita gente vai dizer, "eu escrevo sobre todos os assuntos, o que tiver na minha cabeça", eu direi, errado, você escreve sobre vários assuntos, porém seu foco está em algo.
Eu admiro muito pessoas que tem um estilo, uma marca facilmente reconhecida, admiro e volto sempre naquele blog.

Mirian por exemplo gosta de contar histórias, é seu estilo, ela pode até dá pitacos o que acontece no Congresso nacional, mas ela é famosa por escrever contos.
Quando eu vejo um conto eu lembro dela, isso é estilo.

Saber do que eu iria falar foi complicado, porque eu tinha vergonha de escrever o que eu pensava, eu tinha medo que ninguém fosse gostar, tive receio de escrever abobrinha , não sabia como escrever um texto com qualidade e deletei vários blogs por isso.

Agora, eu posso dizer que escrevo sobre as atitudes nossas de cada dia, eu gosto de observar o comportamento das pessoas diante de determinada situação. Gosto de confrontá-las, gosto de escrever o que sinto frente às dificuldades, eu chamo isso de comportamento.

Eu aprendi fazendo uma coisa bem simples, escrevendo aquilo que eu sentia prazer, quando eu comecei a blogar, eu não escrevia nada e tudo que eu queria falar era um enorme chateação. Eu imaginava que tinha que escrever sobre assuntos considerados cultos e inteligentes, mas no início eu achei que um texto bom, seria um texto com citações de livros, de escritores famosos, de jornais e revistas, eu imaginava que falar sobre um desenho animado ou sobre as coisas de Iara, fosse uma prova de futilidade. Então eu ficava muda. Eu não queria ser fútil.

Mas, um dia eu mudei de idéia e resolvi que quem gostasse teria que vi aqui e ler o que eu queria escrever, não aquilo que a sociedade acha que é norma culta. A partir desse dia, o Mais Atitudes criou vida e uma cara.
Eu consegui amigos, links, ranking, visitas, comentários, favoritos, (pode não ser os números mais altos, mas sou feliz com as estatísticas que recebo), não tenho problemas para escrever. Qualquer coisa é capaz de me instigar a escrever, seja uma opinião, uma poesia, uma música, etc.

Talvez faltará o tempo para organizar as idéias, não um assunto. Hoje eu não temo mais que me chamem de fútil ou de boba, não quero, mas se eu ouvir ou ler isso, não vou mais achar que é o fim de tudo.

Quando eu escrevo, faço pelo prazer de opinar e não pela obrigação ou para que aquele texto seja o melhor. Já tive textos que passei um dia para concluí-lo, gosto de dedicar bastante tempo para escrever. Isso me faz muito bem, quando posto e recebo comentários, sinto-me feliz e realizada. É por isso que blogo.

Será que eu desvendei o segredo?

Em tempo:
Curioso parece que nesse mês todos os blogs resolveram relatar suas experiências. O Blogger buster escreveu um relato interessante acerca das coisas que ela aprendeu em seu primeiro ano blogando, eu gosto de ir lá ver os tutoriais dela, acho muito didáticos, (é em inglês, mas nada como uma tradução google).
Dica de hoje:
Eu conheci há alguns dias, o Dicas Blogger, para quem deseja dicas para seu blog, a dona é muito prestativa.

Powered by ScribeFire.

18 comentários:

  1. Anônimo6/22/2008

    Iara, a WEB (World Wide Web)é esta internet que você conhece, páginas, sites, blogs, videos, textos, etc.

    A WEB 2.0 tem como proposta o uso do PC para voce acessar suas informações que estão na web. A tendencia da W2 é migrar todos os seus recursos de uso do PC para a WEB... você vai ter agenda, programas, emails, messenger, reuniões, avisos, tudo on-line.

    Você liga o PC e ele carrega sua informações não no HD, mas, nos servidores on-line. A w2 reforça o conceito de troca de informações e colaboração dos internautas com sites e serviços virtuais.

    A idéia é que o ambiente on-line, voce contribua com conteúdo, opinião. Você não apenas fará o acesso ao conteúdo você ajudará a construir, direcionar, e organizar o conteúdo

    ResponderExcluir
  2. Anônimo6/22/2008

    Acho que cada um, mesmo que não queira, tem um estilo de escrita. Hoje eu consigo saber quem de vocês é um texto, só de ler o primeiro parágrafo. Também acredito que absorvemos um pouco de cada um, na hora de escrever. Bjus e boa semana.

    http://so-pensando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Iara, pela lembrança!
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Anônimo6/22/2008

    Menina! Você sempre teve estilo, Iara! O seu estilo. Da mesma forma que eu tenho o meu (e não sou famosa!).
    Tem gente que o estilo é falar abobrinhas - e tem muita, muita, muita gente que gosta disso!
    Eu, tanto quanto você, fazemos o correto - escrevemos o que nos dá prazer.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  5. Por nada Juliana.

    Bruxinha, famosa sim, todo blog que visito lá está você, rsrsrs.
    Se eu te falar o tanto de blogs por aí que falam abobrinhas..nem tá no mapa.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo6/22/2008

    Querida, sobre a agenda de seu chefe a sua, utilize o serviço de Agenda On-line e protegida por senha.

    Tanto é possível usar o serviço do Google Agenda, quanto o do MSN contatos (Agenda) Este da Microsoft voce pode até fazer sincronia com o MS Outlook 2003, assim qualquer mudança de última hora fica registrado automaticamente, e ele e você poderá acessar a agenda de casa.

    Veja isto que escrevi:

    http://www.holistica.com.br/artigo1/?p=45

    ResponderExcluir
  7. Oi Iara,eu tinha feito um comentário no tema de emagrecimento não sei se viu...

    Acerca deste tema:
    Eu antes de ter um blog dizia que um dia escreveria um livro agora tenho um blog e tenho vergonha de escrever igual como você tinha. Tenho dificuldade em escrever:(
    Medo de principiante?
    Bom gosto,adorei essas músicas do playlist.

    ResponderExcluir
  8. Oi tana vi sim, precisa escrever sobre um tema que goste e ache legal.
    Um tema cujo as ideias vão vindo a mente sem ser preciso ver outras coisas.

    Mas não tem uma formula magica.

    ResponderExcluir
  9. O meu blog tem um tema.Fala sobre a minha doença:Epidermólise bolhosa destrófica recessiva (E.B.D.R) se calhar é por essa razão que é mais difícil de escrever.De transmitir os sentimentos,as revoltas,os desejos e as ansiedades de um portador com esta doença incurável.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo6/23/2008

    Olá colega. Obrigado pela referência ao artigo sobre escrever com qualidade em blogs.
    Desejo-lhe muita sorte com a continuidade do seu blog.

    Até Já!

    ResponderExcluir
  11. Anônimo6/23/2008

    É verdade com o tempo a gente aprende a postar o que sente não para agradar aos outros mas para expressar a própia opinião!
    E eu acho os meus textos curtos , talvez a timidez seja expressada também virtualmente, eu queria escrever mais coisas sobre um mesmo assunto um texto maior, como o seu e do Daniel!

    ResponderExcluir
  12. Eu escrevo as coisas que penso, por isso Eu e Ela, as vezes penso e Eu mesmo sou contra o que penso, mas foi uma maneira maravilhosa de me encontrar, de me rever.
    Hoje escrevo tenho uma reflexão sobre o assunto, amanhã me leio e vejo o que pensei certo e errado, isso é otimo.
    Por que tenho como me corrigir.
    Eu me vejo, me analiso e me permito ser analisada pelos amigos blogueiros.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Iara, fiquei sem net no fim de semana, só agora consertaram.
    Depois volto e leio tudinho.prometo

    beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá, é a primeira vez que venho, gostei.
    Tenho a mesma opinião, inclusive fiz dois posts sobre isto :
    O que é Blog e Escrevo o que vem a cabeça.
    Abraços e continue assim.

    ResponderExcluir
  15. Eu tô perdida então!

    Iarinha, eu não tenho tempo e espaço para escrever conforme gostaria. Apenas sento e escrevo, goste quem gostar, não me preocupo. O "Luz" foi o único blogue que tive e ainda assim ganhei, não pensei para fazê-lo. Não sei se tenho um estilo, mas vou blogando, sem saber onde quero ir. Só quero partilhar idéias. Boa semana! Beijus

    ResponderExcluir
  16. oI Guilerme obrigada por visitar-me.

    LUMA: Se você seta e escreve então voce escreve o que gosta :)
    E partilha muito bem.

    ResponderExcluir
  17. Ah, o meu blog não fala sobre nada específico mesmo, é muito do que vem na minha cabeça embora boa parte seja censurada por mim mesmo. E hoje descobri que já estou chegando aos 6 anos de blog...

    ResponderExcluir

- Regra geral: Bom senso.
- Siga-me no twitter: @iarana.