30 agosto, 2008

Blogar também é ajudar, a si mesmo e aos demais

Fala pessoas, beleza?

Eu sou uma blogueira meio esquisita mesmo, muita gente entra num blog e vai direto no texto, eu olho e observo tudo na primeira visita, menos o texto rsrsrs. Ora bolas que loucura é essa?como assim Iara você não vê os textos?

- Calma gente eu vejo sim, mas quando eu entro eu vou ver o que o blog tem de novidades, o que blog tem de ferramentas que eu não tenho.
Seja uma galeria, um gadget, imagens, menus, redes sociais.
Aí quando eu vejo algo que me interessa, (use o firefox) seleciono o que eu desejo e aí clico com o botão direito do mouse e vou em "ver código fonte da seleção".

Bem, as imagens e alguns hacks (digo tranqueiras) costumam dar certo, se for algo imbutido no html do layoult de um blog é mais complicado, particularmente eu não sei usar ainda.

Eu gosto de perguntar, mas às vezes eu tenho receio de parecer uma idiota e acho melhor ficar de olho...é que com o tempo muitos blogueiros esquecem dos demais e não respondem mais perguntas banais, tipo "como usar um rel-nofollow num link?" pois é, eu perguntei isso, e a pessoa mandou eu procurar no google, mas não sabia da terminologia, vim aprender depois, pesquisando e tateando, então eu entrei num blog que falou em algo parecido, peguei o código-fonte, agora eu sei usar, nada contra pesquisar, mas eu teria ganho tempo.

Por outro lado, tem gente muito boa que adora ajudar as pessoas, a Rô dona do Blog a la carte é uma excelente pessoa para explicar os tutoriais pro Blogspot e fez duas coisas que eu sempre quis ter em meu blog, duas não, já tem uma dezena de coisas eu já até fiquei com vergonha de pedir mais, um foi os recentes comentários, eu tinha isso antes, mas agora ficou mais apresentável e a outrs foi esse Recentes artigos, com uma pequena imagem, vejam ali do lado como ficou uma graça!!eu via isso nos blogs do wordpress e sempre queria ter aqui.

Sem falar no top categorias e nas imagens no menu, coisas que há tempos eu procuro (depois eu implanto, agora vou pra praia).

Mas assim pessoal, iara dará outra dica, mexer no blog requer atenção, carinho, tempo e paciência, não adianta querer mexer nas coisas sem tempo e com a cabeça na janta do marido ou no nas notas vermelhas do filhote e mexer no blog também é terapêutico, faz a gente esquecer de muita coisa e relaxar, mas tem coisas que não dá pra esquecer...

Calminha aí, não vou mexer no template...ainda não, tá bonito assim, eu só quero aprender a perder o medo de perder, como não tenho grana (coragem também)pra fazer terapia pra aprender a lidar com isso, eu uso o meu blog, tipo eu tenho medo de arriscar e perder na vida, então também tenho medo de mexer nos códigos e perder meu blog ou as coisas nele, (já deletei um blog sem querer há uns 4 anos), logo se eu aprendo que não vou perder nada no meu blog mexendo nos códigos, eu também aprendo que posso arriscar mais na minha vida pessoal que não vou perder o que sou e o que já consegui.

Nunca voei tanto num texto...mas é mais ou menos isso que eu queria dizer.

Nessa linha, a Ariane do Templates para Novo Blogger que sempre me ajudou com seus tutoriais foi entrevistada no Podcast do Dicas Blogger (a autora do template do meu blog);
Curta a ótima entrevista clicando na imagem:

Entrevista com Ariane do  Templates novo blogger

Eu mudei o formulário de comentários, vocês preferem jesse jeito com a janela popup ou o modelo anterior com formulário abaixo do texto?

, ,


Powered by ScribeFire.

15 comentários:

  1. Oi, Iara! Sim, viajei também, mas principalmente tenho trabalhando muito e sem acesso a blogs, por isto minha sumida. Mas neste final de semana estou matando a saudade e relendo os amigos internéticos, e passando por aqui primeiro, claro! E quanta novidade, não? Você não pára! rsrs
    Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Iara deu várias dicas. Vou pegar carona aqui e dar outra:

    Mesmo que você tenha toneladas de dicas e truques e códigos para introduzir no seu blog, e mesmo ansioso/a para ver como é que fica, a DICA aqui é para NUNCA fazer mais de uma alteração ao mesmo tempo!! Faça UMA POR VEZ. Se funcionou e gostou, aí deixa e depois tente outra. É muito comum dar alguma coisa errada e de repente o blog pára de funcionar ou fica estranho, com uma única mudança é mais fácil de lembrar o que foi modificado e desfazer, descartar. Quando se coloca muitas mudanças junto, pode ficar impossível de saber qual delas causou o problema, e o blog pode ficar travado!...

    Isto é uma dica de desenvolvimento e manutenção de programas/software, que se aplica perfeitamente em blogs. Portanto, ir devagar e um pouco de chá não faz mal a ninguém! rsrs

    http://mesdre.myblog.com.br
    http://famainfame.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. menina... obrigaaaada por explicar como pegar as coisas dos blogs...
    sempre tive vergonha de perguntar!! hauahuahauhauahu

    bjao!!!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo8/30/2008

    Se todo mundo sempre tiver vergonha de perguntar, como saberemos que tutoriais publicar?

    Vamos achar que todo mundo já sabe tudo.. :P

    Iarinha, não tenha vergonha de perguntar em qualquer situação de sua vida, mesmo que você ache que sua pergunta parece boba. Ninguém nasce sabendo!

    Eu sei que às vezes as críticas de alguns "tuto-blogueiros" (inventei essa agora) inibem os leitores. Mas essas críticas são para os grosseiros e preguiçosos e não para os inexperientes. E até mesmo para os mais preguiçosos, a maioria de nós tem paciência. Duro é aturar gente grosseira e autoritária, o que não é o seu caso e nem da maioria dos leitores.

    Pergunte, pergunte sempre. As dúvidas são o nosso alimento!

    Beijão e boa praia.. aqui tá frio demais.. :((

    @Rô

    ResponderExcluir
  5. Oi andre, é eu já estou aprendendo...
    Voce some eu sei, ou viajou ou o trabalho enrolou-se.
    Pois é, eu tenho mania danada de querer tudo ao mesmo tempo e quando vejo eu ja deletei algo que nao era pra deletar..rsrsrs
    Boa dica.

    Oi Barbara!! isso ai..!
    Oi RÕ:
    Eu sou tímida, eu fico vendo o terreno primeiro.

    ResponderExcluir
  6. Ninguem vai falar do formulário de comentários?

    ResponderExcluir
  7. Anônimo8/30/2008

    Iara
    Primeiro essa tag 'dificuldade' é um pouco engraçada (confesso que não entendi bem o porquê).
    Agora sobre o formulário, prefiro o novo. É mais aberto. Já venho com meu e-mail, senha e pronto.

    De fato, encontrar pessoas que ajudem a gente na blogosfera não é fácil (você participa do grupos blogspot do compulsivo?), mas existem. Embora também tenha àqueles que você diz que não querem ajudar.

    Eu não gosto de copiar os outros, prefiro criar meus próprios hacks eu mesmo. Vivo fuçando a web para descobrir tudo. mas o que eu gosto mesmo é de um site de scripts que uso na extensão Greasemonkeys (Firefox). Não sou muito craque ainda mas em breve vopu fazer meus próprios layouts e widgets... :)

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. neto...ixi..eu nao manjo disso nao, estou a horas querendo um negocio, mas nao sei como fazer, estou desde as 17 hs fuçando no goglee.
    eu quero usar um slide show com um endereço de feed.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo8/30/2008

    Seu eu soubesse mexer no template do blogger... Bjus e bfs.

    http://so-pensando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Iara, eu já fiz cada pergunta boba, a você mesmo, acho que sou campeã, afinal eu comecei há pouco tempo e sem saber de nada, quanto a copiar o html , isso já faço, dica sua, o problema é que não tenho tempo, já até me arrisquei a mexer em alguma coisa de código, quando o meu asessor está em casa, dia desses fiz uma besteira, que ele consertou, e disse que eu tenho que fazer isso num blog teste e se der certo, ai sim implantar no oficial.
    Caso não lembre , meu filho é programador e desenvolve software, no momento para área financeira e telefonia, ai nunca tem tempo de me assessorar, o que é uma pena, pois tudo que ele me ensina eu aprendo rapidinho, ele é bom em ensinar. Nossa isso tá virando um tratado, fui, beijos

    ResponderExcluir
  11. Anônimo8/31/2008

    Iara
    Greasemonkey é uma extensão do firefox para customizar páginas do navegador com javascripts.
    Iguais àqueles scripts que colocamos nas páginas html dos blogs e que são redirecionados para o serviço.

    Uma boa dica sobre o assunto você encontra digitando no google 'scripts para greasemonkey' e vai nas respostas.
    Agora como é trabalhoso para quem não conhece leva um pouco de tempo.

    pena que você saiu do grupos blogspot, ficava mais fácil te enviar dicas por lá.

    Fiz um texto do Blogday, com minha visão "sobre você", se não se enquadrar, avise que eu modifico.
    De qualquer maneira, gopsto daqui e lhe dou parabéns pelo blog e pelo esforço.

    Quanto à slides, já tentou o http://www.slide.com/

    Outra: Já que você usa Firefox instala o 'googlepreview' para as buscas. Fica melhor para encontrar logo o que quer :)

    Beijos e bom domingo!

    ResponderExcluir
  12. Olá Iara,

    Vejo que chegou a um template muito legal e que combinou muito com o seu blog! Tudo de bom!
    Muito legal seu post, gostaria de ajudar mais, porque adoro blogar, mas o tempo não ajuda!
    Quanto ao formulário de contatos, prefiro abaixo do post!
    Tenha uma ótima semana!
    Bjks,

    ResponderExcluir
  13. Anônimo8/31/2008

    Oi Iara!
    Olha só! eu não cheguei perder o blog fuçando nos códigos, mas virou uma bagunça, e depois já não sabia mais aonde foi que eu vi pra mudar. Virou um inferno!
    E como vc mesma disse: blog é terapêutico, é pra relaxar.
    Menina! passei um nervoso. Eu nem quero mais saber de xeretar códigos, prefiro desembolçar uma graninha pra mudar qualquer coisa.
    Não basta só tempo; também tem que ter paciência. Eu não tenho!

    E por falar em perguntas; vc disse sobre: "como usar um rel-nofollow num link?" O que é isso Iara? Agora, vc falou grego pra mim!

    Sobre o formulário de contatos, eu prefiro do jeito que está.

    Bjos, e tenha um ótimo domingo e uma ótima semana. Déia

    ResponderExcluir
  14. @Oi Daniel, é bem simples.

    LUGIRÃO: Querida, que isso, o que sei é tão pouco, mas faço questão de ajudar se eu puder.
    Sempre que quiser, pode contar comigo.

    NETO: é melhor eu ficar na minha mesmo, como eu não entendo...disso eu vou fazer besteiras.
    Obrigada mais uma vez, você é um fofo. Bem, o slide.com é só pra imagens, eu queria que as atualizações de um endereço de feed ficassem animadas.

    ResponderExcluir
  15. Aurea!! sim, encontrei um bem legal, la da Juliana. Quanto ao tempo precisa administra-lo melhor rsrsrssr, te adoro.

    ANDREIA: ja aconteceu de tudo comigo..ja esqueci a a senha, ja perdi o login, ja sumi com o domínio no wordpress, ja fui bandeirada..de tudo, quanto ao nofollow é uma forma de nao deixar o link ser rastreado pelos motores de busca, é algo parecido.

    ResponderExcluir

- Regra geral: Bom senso.
- Siga-me no twitter: @iarana.