19 setembro, 2008

Dificuldades para aprender matematica

Oi pessoal,
Estava aqui vendo uns livros antigos e meu caderno de cálculo dos tempos da faculdade e percebi uma coisa.
Eu sempre detestei matemática, curioso, as pessoas que conheço e que convivo também detestam matemática, não entendem matemática.
Eu tenho a ligeira impressão (não me basiei em nenhum cálculo ou pesquisa) que o brasileiro no geral prefere qualquer outra coisa, menos a matemática.

Quando se fala em provas, aii meu Deus a matemática!!
Confesso eu nunca fui boa de cálculo na vida.
Eu peguei a prova do enem de matemática e descobri que preciso estudar de novo, porque eu só sei tirar o mínimo...acho que nem me lembro mais como se faz equações de 2º grau rsrs...
E Cálculo integral, diferencial??acho que lembro do teorema de Lagrange
- Derivadas?? cruzes...
- Matemática financeira?? meo deos...como se calcula juros compostos??
- Raciocínio lógico?? estou ferrada em concursos..eu sou péssima nisso.

Estava fazendo uma planilha no trabalho e eu não conseguia chegar a um resultado, tipo foi gasto 30 caixas de papel para 16 mil candidatos, quantas caixas eu gastaria pra 25 mil??eu compliquei todo o meio de campo com cálculos absurdos...a chefia chegou e disse assim: Iara faça uma regra de três simples. Por um momento eu boiei geral, eu nem se quer lembrava mais como era isso.

Eu fico super preocupada com isso, o que foi que eu aprendi então??visto que não lembro do básico do básico.
Porque será que matemática é ministrada de forma tão decoreba??quando eu estudei, era aquele negócio de aplicar a fórmula..e pronto, faz os exercícios e a prova.
Na faculdade da mesma forma, fui ver alguns livros e continuam do mesmo jeito.
É o que falo, eu acho que muita gente deveria preocupar-se mais com a didática do que com conteúdo.

E vocês contem seus relatos, bom final de semana.
Veja esse vídeo

Tags
:

29 comentários:

  1. Anônimo9/19/2008

    É... nunca fui boa em matemática. Só tive um professor que conseguiu me ensinar e me provou que a Matemática, das matérias do colégio, é a mais fácil pois sempre 2+2=4. Português sim, é difícil. Uma hora a palavra tem acento, outra hora não e por aí vai... Mas eu não me lembro de mais nada! Bom final de semana Bjks Tetê

    ResponderExcluir
  2. Anônimo9/19/2008

    Oi, Iara!

    Eu sei que matemática é chato mesmo e que eu também não lembro de muita coisa eu preciso de um cursinho p/ fazer os concursos, eu não lembro o cálculo do raio de um círculo...
    Mas o que eu não gosto mesmo é física , eu já pensei em fazer engenharia mas como tem física e física do 3º grau e muita física avançada ai eu deixei p/ lá!!

    ResponderExcluir
  3. Ah flor!...amo matemática vc sabe.
    Mas concordo que a forma que geralmente é ensinada nas escolas a torna enfadonha.
    Essa é uma questão difícil pros professores , sabe ?

    Muitas vezes temos que seguir um metódo direcionado pela direção pedagógica que não concordamos...
    Verdade é que se as pessoas aprendessem a história e funcionalidade por trás de fórmulas decoradas teriam mais interesse masss decoram , e quem decora um dia , no outro esquece.

    Nhá!
    O vídeo é bem elucidativo , bjks.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo9/19/2008

    Eu também odeio matemática, e por isso sempre me dou mal nas aulas de calculo na faculdade.

    O chato de aprender matemática é que ela é uma matéria muito pouco atrativa, os professores nos ensinam apenas como resolver os problemas, mas não costumam nos mostrar aplicações praticas das resoluções, muitos vezes aplicações praticas estão muito além do que seriamos capaz de compreender, mas mesmo sabendo disso não consigo deixar de achar Calculo diferencial e Integral a pior matéria que eu já tive na minha vida!

    ResponderExcluir
  5. Anônimo9/19/2008

    Iara , há dias não venho aqui, perdi o meu posto de maior comentarista, sniff!!!, eu vou continuar aparecendo só de vez em quando , minha vida está um caos , estou me preparando para mudar de casa, até o blog abandonei, a layla que tá tomando conta para mim.
    Lhe desejo um bom fim de semana, e não faço a menor idéia de quando reapareço,rs.

    Ah! aqui o pessoal adora matemática, eu só tomei gosto pela matemática depois de adulta, mas confesso que não é o meu forte.

    beijos.

    Lugirão

    ResponderExcluir
  6. Anônimo9/19/2008

    Discordo de (quase)todos: na minha opinião, matemática é melhor de todas as matérias. Acredito que o que faz com que A Matéria seja odiada é o fato de poucos professores saberem ensiná-la de forma simples e de fácil compreensão. Há professores que, por exemplo, não sabem explicar direito inequações do segundo grau, que não é um assunto difícil, mas se a pessoa não tiver aprendido direito equações e funções do segundo grau, intervalos, e, principalmente, jogo de sinal.

    ResponderExcluir
  7. @TETE: pois eu já tive um que dizia que Português tinham regras estabelecidas e matemática dependia de quem fizesse o cálculo.
    @VIDA LINDA:
    Física?? Cruses...eu so sei calcular a velocidade media ahahahahhaha e mais nada
    @LETICIA: ahahah sabia que eu ia mexer com a “fessôra”, pena que não dá pra fazer só o que gostamos não é?

    ResponderExcluir
  8. TEILOR: Exatamente isso, acho que o ensino deveria ser mais prático, a gente deveria entender onde que eu vou usar por exemplo, matrizes na minha vida.
    LUGIRÃO:que triste querida, iara entende, eu também ando sumida dos blogs dos amigos. Layla é um anjo.
    OLA KAZUN: bem vindo a casa e volte sempre. Como eu falei pro tilor, poderiam colocar matemática de uma forma menos teórica.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo9/20/2008

    Iara, matemática é raciocínio lógico, a criança deve ser estimulada desde cedo, senão a coisa complica. Agora nem tudo tem utilidade prática na vida, mas serve de base para outros disciplinas, omo Física, Química e afins.


    Tenha um bom fim de semana!!!

    ResponderExcluir
  10. Anônimo9/20/2008

    Bom, aqui em casa a matemática é a queridinha e sempre foi. Para os meninos ficarem quietinhos no carro, quando tinham seus 4/5 aninhos, eu brincava de fazer continhas, dando pequenos problemas práticos. Trabalhava o raciocínio. Davi e Arthur fazem música - arte matemática, não deixa de ser. Eu fiz. André é engenheiro. A coisa, é claro, começa na "alfabetização matemática" - se não é feita direito, todo o resto começa a desandar.

    ResponderExcluir
  11. oi cidão oi senhora:
    realmente precisa ser desde pequeno e quando nao acontece...piora tudo.

    ResponderExcluir
  12. Parabéns Iarinha. Seu blog está bombando, hein?

    Warley Morbeck
    http://flamengoeternamente.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Anônimo9/20/2008

    Muito fácil aprender matemática, díficil são todas as regras da gramática da língua portuguesa!

    ResponderExcluir
  14. Concordo que a Matemática é temida e mal entendida por muitos por culpa do Ensino, ou seja, da maneira como ela é ensinada e transmitida. Talvez tenha faltado paixão (e não conhecimento) aos mestres encarregados, pobres deles! Já imaginou professor querendo ensinar Poesia, sem gostar disto?... aulas de literatura seriam odiosas e um tédio! Todo mundo tem matérias que gostam mais e gostam menos, assuntos que adoram e outros que odeiam. Mas acho que a constatação da Matemática ser considerada difícil e odiada não é culpa da Matemática. Matemática é fácil. Não sobrevivemos sem ela! Ela está no nosso dia-a-dia, inevitavelmente. Tão intrínseca quanto o ar que respiramos e o sangue que circula em nossas veias sem que percebamos ou tenhamos consciência constante disto! Isto, quase nunca é ensinado nas salas de aula. Não se envolve as pessoas com a realidade prática da Matemática cotidiana. Os problemas soam como apenas mais um enunciado para se resolver, tirar nota e passar de ano! Uma matéria a mais na escola, assim como Geografia, História e Ciências (ou Física e Química). Pena das pessoas que dizem não suportar Matemática, não vêm que sem ela não andariam de metrô/ônibus/taxi, pois toda compra de bilhete envolve Matemática; o pãozinho da padaria, a feira, supermercado, revistaria, contar os namorados que teve, beijos que já deu, até mesmo dirigindo um carro, dançando, ouvindo música, subindo ou descendo escadas, vendo TV, etc... TUDO envolve Matemática. O que essa gente na verdade se antipatiza é com o método, com a falta de didática, com alguma cisma com os professores, ou mesmo por conta da preguiça e desculpa pela chatice de ir à escola, estudar e ter de ser aprovado todo ano... afinal, a escola é boa por causa dos colegas, sempre; nunca porque ali se aprende o que deveria servir por toda a vida!
    Se tudo o que aprendemos, esquecemos, ou nunca chegou a ser utilizado, será que não valeu a pena termos aprendido, pelo simples fato de aprender algo novo? Quem pode dizer, por antecedência, o que nos servirá ou não no futuro? Quanto mais preparados, mais chances teremos de ser bem sucedidos no futuro, não concorda? Estudar é preparação. Poucos se dão conta disto. Não é nenhum compromisso que temos que saber aquilo para o resto da vida, principalmente se o rumo dela nunca nos levar a precisar daquilo. E se "aprendemos" alguma coisa, algum aspecto da matéria (qualquer) que já esquecemos no ano/série/período seguinte, de novo a culpa é do Ensino, do método, do planejamento e da objetividade. E por que não reconhecer, também de nós mesmos, por nos acomodarmos a isto? Enfim, você tem razão, o que precisamos é de Mais Atitudes! (tá vendo? até aqui você anda somando... +! rsrs)

    http://mesdre.myblog.com.br
    http://famainfame.blogspot.com
    http://fractar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Andre voce nao existe!! eu tenho do das crianças...j unta voce e mirian...deve atormentar eles.

    Pra mim a coisa é bem simples:
    Me diga pra que serve que digo se eu vou gostar.

    Adão: eu sei que é dificil. mas matematica tb tem regras.

    ResponderExcluir
  16. Aprender matemática é que nem aprender a tocar violão. Primeiro, Vc tem que gostar e querer aprender. Segundo, vc tem que ter algum tipo de afinidade (vocação?). Terceiro, vc tem que exercitar muito a ponto de criar calos no dedo. Só, assim vc aprende. Por isso que maioria desiste pelo caminho. A diferença reside no fato que nem todos precisam aprender a tocar violão. Já a matemática é obrigatória. Também, com toda essa tecnologia, que existe ao nosso redor, que funciona graças a algum conceito matemático e as estatísticas, economias etc.
    Talves a solução seja o ensino de matemática apenas para aqueles que queiram ou necessitam dela.
    PS. Sou Matemático, técnico em eletrônica e músico.

    ResponderExcluir
  17. Ola professor Obrigada pela visita e pelo comentário, espero que volte mais vezes.
    Nossa!! a questão de exercitar que ta complicado, porque a matematica da escola e dos livros a gente so aprende o suficiente pra fazer as provas e passar, a nao ser que a pessoa seja muito interessado no assunto, no mais, dia desses eu parei pegando uma calculadora pra fazer uma soma de 11 +12 nao dá desse jeito.

    ResponderExcluir
  18. Eu não sou tão ruim assim !
    Existem fórmulas que ainda lembro , mas também me preocupo por não saber de muitas .
    MUITAS MESMO !!!
    Espero que Deus me ajude a passar no vestibular , pois ainda estou no segundo grau .
    Confio e acredito nele , mas tenho que fazer minha parte .

    Gostei do assunto posto , muito polêmico!

    Abraços, tenho um blog : http://nathaliavilela.blogspot.com/ VISITEM , desde já agradeço .

    ResponderExcluir
  19. Anônimo1/22/2009

    Eu assino em baixo.

    Lj.

    ResponderExcluir
  20. poxa matematica existil com pedrinhas pra contar ovelhas ,agora è um calculo de 2 paginas de caderno (o que o homen nao faz pra com´licar nossa vida?)!!!

    ResponderExcluir
  21. Anônimo10/12/2009

    Achei que não tivesse tanta gente com esse problema que é aprender matematica. Como estou prestando concursos e sempre erro tudo no tocante a materia em questão, comprei uns dvd's no matematica pratica.com, onde ensina tudo incluindo manhas/macetes que facilitam demais. Com o material, chega-se a senguinte conclusão: Se não aprender dessa vez e com essa facilidade que é exposta, não se aprende mais. Abraços!

    ResponderExcluir
  22. Anônimo4/04/2010

    oi por mim alcontrario de muita gente sou muito burro em matematica e portugues é brincadeira de criança pra mim na minha ultima prova agora tirei 2 éééééé nota 2 tou na 6 serie e sou uma dorga em matematica

    ResponderExcluir
  23. Cláudia
    Ola, eu faço faculdade de matemática, eu gosto quando aprendo, mas tenho dificuldade, mas eu gosto do curso, mesmo sendo dificil, é interessante quando vc aprende algo novo e o pq disso.
    bjokas

    ResponderExcluir
  24. Anônimo3/09/2011

    MATEMÁTICA É HORRÍVEL

    ResponderExcluir
  25. Anônimo7/24/2011

    matemática é fascinante, porém exige muita disciplina e dedicação. Eu to apanhando muito para entender. E quando o negócio começa a misturar frações é que a casa cai. Mais um dia eu aprendo.

    ResponderExcluir
  26. Anônimo3/27/2012

    Estou no 3 ano e não sei nada nem sei como eu passei.... Agora to me escondendo em cantos da escola pra chorar escondida com a cara no livro... To pensando seriamente em desistir dos estudos....

    ResponderExcluir
  27. Anônimo8/05/2012

    eu presto bastante atenção nas aulas de matematica faço todos os exercicios e mesmo assim não consigo tirar uma nota boa pra mim nem eu sei o que é matematica..........

    ResponderExcluir
  28. Anônimo4/27/2013

    Nunca consegui aprender. Tentar, tentei inúmeras vezes, até para passar em vestibular e fazer o ENEM, mas nunca obtive grande sucesso e aprender de verdade. Que triste.

    ResponderExcluir
  29. Anônimo3/01/2014

    Nao e que eu nao goste de matematica e ela que nao gosta de mim

    ResponderExcluir

- Regra geral: Bom senso.
- Siga-me no twitter: @iarana.