23 outubro, 2008

As coisas que não entendo em informática, tecnologia e blogosfera

nao entendo html
As coisas do mundo internetês, "informatiquês" e tecnológico que não entendo.

Por mais que eu procure no Google e outros motores de busca, por mais que eu leia gente especializada, por mais que eu veja explicações sobre o assunto em wikipedias, tem coisas que essa blogueira não consegue entender, tentarei ser objetiva.

- Não entendo a diferença entre CSS e HTML, é sério, uma vez eu li que o cidadão fez um site “todo na unha em HTML” e vi também outro que falou que “dá pra fazer uma página inteira só usando folha de estilos CSS”, pra mim os dois são a mesma joça, só sei que o Maujor é uma mão na roda.

O pior mesmo é quando alguém fala assim: “iara vai ao CSS do teu template e modifica” tipo assim onde é isso?? Aí eu queria justificar o texto do meu perfil, porque originalmente o blogger o deixa à esquerda, eu tentei o CSS e não deu certo.

- Outra coisa, o que seria o tal do “MAC”? O povo fala disso como se fosse a última coca no deserto, pra mim é só um computador.
- E a tal da memória do meu computador? Como posso saber se meu computador suporta 5 episódios do Prison Break?
No mundo bloguístico:

- Eu não entendo porque o blogueiro no início quer tanto prestígio e depois esquece que ele mesmo não sabia de tudo e que o aprendizado vem com o tempo.
- Também não entendo essas técnicas de SEO e marketing, pra mim aquilo é apenas uma forma de trapacear os motores de busca.

- Não entendo porque tem blogs com 1000 leitores de feeds e 2000 page views diários mas não tem se quer 10 comentários em cada postagem, como medir a popularidade de um blog?? Iara não entende.

- Outra coisa, tipo, como muita gente pode mensurar a “qualidade” de um texto na blogosfera?neguinho vem com papo de “texto de qualidade” !! Poxa vida, o que é bom pra mim não é bom pra você, por exemplo, não dou a mínima pra blogs que falam de tecnologia e humor, e leio uns 6 blogs que falam de Make up e universo feminino.

Não entendo.

Fui...beijocas.

28 comentários:

  1. Anônimo10/22/2008

    Mac não é um computador, é O Computador.
    Acho meio estranho, tipo o grande abóbora tem 500 leitores de feeds, mas a maioria dos post tem só uns 4 comentários. É porque os leitores de feed são só leitores mesmo.
    De maneira bem simples, HTML é parte que tem tags, iniciadas sempre pelos sinais maior que > e menor que <.
    Já css é a parte que vem cheia dos espaços, das chaves { } e dos pontos, dois pontos e ponto e vírgula, por exemplo:

    .sidebar-widget{

    width: 190 px;
    padding 0 0 0 17px;
    }

    ResponderExcluir
  2. Kazuya !! voce nao tem jeito...eu sou muito esquisita com os codigos eu erro tudo.
    Ahh tá, poxa, ng acessa meu blog usando Mac;

    ResponderExcluir
  3. Anônimo10/22/2008

    Uma das coisas que aprendi na blogaria é que é melhor escrever pra si que para os outros. No Analicts, meu blog tem em média de 60 a 80 visitas diárias, contudo, são 10, 11, 12 comentários (igual O Arroto myblog). Agente é mais lido que comentado e iss é um fato. Por isso que já não "escrevo" (com vc sugeriu no seu comentário) o que comumente escrevia ano passado; diversifico, pois antes de tudo, sou poeta e me agrada muito escrever e postar meus poemas além de ter a liberdade de escrever o que quiser sem a obrigatoriedade de agradar. O que acho que deu certo, pois meu publico leitor aumentou, tanto em número de leitores e qualidade de comentários. Bjus.

    http://so-pensando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Anônimo10/22/2008

    Mac é um computador, fabricado pela Apple e que é o sonho de todo geek, mas custa muito caro e nem todos podem comprar (inclusive eu). Simples.

    E quanto às diferenças entre HTML e CSS... bom, eu faço um artigo especial explicando isso, ok? :D

    ResponderExcluir
  5. Anônimo10/22/2008

    Eu não entendo como você pode escrever assim de coisas, itens e assuntos que você diz: Iara não entende! hummm! Voce entende!

    ResponderExcluir
  6. Iara eu não entendo muita coisa, mas do mac eu sabia, e a diferença também, ter um filho programador tem suas vantagens, mas a grande maioria das coisas não sei, mas sempre aprendo um monte no teu blog. Coincidência, hoje me perguntaram se eu sabia o que era um mac e se custava caro.
    Agora não adianta eu saber a diferença entre html e Css se não sei fazer nada com essa informação,rs.

    Para mim texto de qualidade é aquele que me agrada, bom de ler, interessante, e o que é bom para mim, pode não ser para você, então escrevo o que tenho vontade, claro pensando também no meu leitor, mas acima de tudo ter um blog é um prazer, não abro mão disso.

    beijos

    ResponderExcluir
  7. Daniel Eu preferia do outro jeito, pelo menos você tinha uma opinião. Eu particularmente nao sou chegada a contos e poesias, nao faz meu jeito:(, mas é claro que a escolha é sua e fico feliz que o sucesso chega, é sinal de trabalho e dedicação, estamos aí, sabe que sempre pode contar comigo e com minha opinião certo??

    Lenonm Então não adianta nada ser um super computador nao é mesmo?? hun...um tuto?? se sair avisa que farei gosto de ir ver.

    Adão É como entender candidato eleito depois das eleições rtsrsrs!! nao tem explicação e nem entendimento.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Iara!
    Também não entendo dessas coisas. E nem entendo o motivo ainda de eu ter um blog. Fui na ondinha, talvez tenha sido isso. O bom até porque temos que ver o lado legal da coisa foi fazer amizades. Penso que é isso.
    Te sigo no twitter. rs
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  9. Iara, pronto eu te explixcar, mas acho qeu já fizeram isso... E o pior que eu entrei no blog sem saber nem o era html, pra mim isso era um palavrão, mas hoje eu descobrir que ele não morde, nos damos mto bem!!!
    Ê tecnologia louca que eu amo!!! rsrsrs
    Beiijão, qrida!!


    P.s.: Eu só qria entender pq o writer briga tanto comigo, já tentei instalar, tentei e nada, algum segredo?!!

    ResponderExcluir
  10. Anônimo10/23/2008

    Iarinha, html serve pra criar a estrututa de uma pagina para a internet e css para formatar esse conteudo, o tipo de fonte, tamanho, cores usadas etc...
    tem programas que facilitam a criação em html sem precisar digitar aqueles codigos que são um saco e já tem varias opções de css, que com um clik adicionamos.
    Quanto aos blogs, comentarios não são termmometros para bons textos, só significa que são populares, leio blogs otimos que não estão na minha lista, não tem comentarios mas os textos deixariam muitos escritores profissionais no chinelo.
    Eu mesmo ja tive bons textos sem comentarios e péssimos textos cheios de comentarios...
    Popular não quer dizer que seja bom

    Concordo com o adão, vc acha que não entende...

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Eu até sei a diferença entre HTML e CSS, mas não sei mexer muito bem em nenhum do dois e por isso não faz muita diferença para mim.

    Quanto ao Mac eu costumo explicar assim para quem não é muito chegado em informática: Existem dois tipos de computadores pessoais populares, os Pc's e os MAC's; os MAC's foram criados pela Apple e tem seu hardware e software fachados, só a Apple podem produzi-los e vende-los;já os PC's foram criados pela IBM, mas no formato aberto, ou seja, qualquer um poderia montar e vender computadores clones da IBM, sendo que esta, até vendia peças para monta-los. Como o formato da IBM era aberto, teve maior aceitação no mercado e por isso se tornou praticamente um padrão mundial.

    Quanto a quem diz que os MAC's são os melhores computadores: mentira. Antes de mais nada mac's são uma grife que possui um design lindo, no entanto como é um produto importado, tem um custo muito elevado no Brasil, com o valor que se paga por um mac pode se comprar um PC com uma configuração muito melhor, apesar de não tão bonito.

    Poderia escrever um três post só com suas dúvidas (quem sabe o faça), por isso paro por aqui!

    Amém

    ResponderExcluir
  12. Iii...
    a galera postou comentários ai explicando as coisas...
    mas eu??

    pss, sou pior que tu!!
    é sério..tbm não entendo nada!!

    =/

    ResponderExcluir
  13. Ei dona Iara, ontem a hora que você me disse o que estava escrevendo, já previ um artigo desses.
    De um jeito fácil, o HTML seria os nossos ossos, e o CSS a pele, cabelo etc. O primeiro é a estrutura, o segundo a aparência.
    Sim, Mac pode ser considerado um computador, mas não apenas um computador. o Mac é um conjunto de hardware (peças) e software excelente.
    No quesito peças, ele pode até ficar devendo para os outros, mas o SO (Sistema Operacional) é o melhor que existe. Sim, afirmo isso com toda certeza. O nome desse SO é Mac OS X. A aparência dele é muito mais bonita que a do XP, e quem usa-o (apenas quem tem um computador Mac, pois ele não é instalado em outros), não precisa instalar anti-vírus. O sistema é totalmente imune a essas pragas. Infelizmente, é igual já falaram, o seu preço é muito elevado para o padrão brasileiro.
    Computador não suporta nada, essa memória é como se fosse uma caixa de papelão, você cai colocando as coisas e ela tende a encher.

    Nos blogs:
    Isso se chama estrelismo e arrogância.
    SEO é SEO, e marketing é marketing. SEO não foi feito para enganar os Search Engines, e sim, fazer o que eles gostam, por isso que você aparecerá nos primeiros resultados das buscas.
    Isso dos comentários é algo muito complexo e não se tem um padrão. Às vezes, pode ser por causa do nicho que ele escreve. Mas acho muito difícil ser verdade de que alguém que tenha mais de 1000 leitores feeds ter apenas 2000 pageviews. Esse número de leitores deve (quase certeza) estar errado.
    E para finalizar, cada um tem seu público. Se você não gosta de rabanetes, não vai ao supermercado para comprá-los. Mas dá para se perceber quando um texto é realmente de qualidade, sem levar em consideração o tema. É quando o autor sabe explicar de forma tão convincente que mesmo não sabendo de nada, entende o que foi explicado.
    Ufa, falei demais.
    Abraços Iara

    ResponderExcluir
  14. Anônimo10/23/2008

    Iara
    Por incrivel que pareça, lá no Ferramentas para Webmasters (google), o post mais visitado e lido do meu blog é um que tem ZERO de comentário.

    Eu não me pauto por isso, mas sei que estou sendo muito visitado e lido pelas mesmas pessoas que voltam lá e quase nunca comentam - uso o Analytics e o Woopra.

    Sobre as respostas já te deram muitas aí encima.
    Agora eu creio que você já sabia, não? ;-)

    ResponderExcluir
  15. Ká, Rainha
    Oi, Ka! bem vinda aqui volte sempre, adorei a flor do seu blogue!
    Voce deve querer mostrar sua ideia sobre algo, deve ser por isso que tem um blogue. uai, qual o teu profile do twitter??

    Brisa
    Que bom, ja sei a quem pedir ajudinha, eu to aprendendo com o firebug algumas coisas, mas acho que ninguem precisa entender de codigos pra ter um blogue.

    Ixiii o Br office?? ou o windows? eu uso openofice e adoro, mas nao sei instalar :(

    Lugirão
    Concordo, por isso eu nem ligo muito, qndo quero saber algo eu procuro aquilo em especifico.

    para mim precisa ter a ideia do autor, o que ele achar sobre o assunto mesmo que seja uma idiotice.

    ResponderExcluir
  16. Anônimo10/23/2008

    Iara, o pessoal já disse tudo, portanto a única coisa que vou dizer é, não se importe com certas regras que alguns impõem para a arte de blogar. Cada um escreve o assunto que quiser, sempre haverá um leitor que vai gostar e vai acompanhar. Sinceramente, eu nunca dei muito ouvido para aqueles que acham que sabem tudo. O legal é aproveitar as dicas e incorporá-las. Texto de qualidade , bem, depende do referencial...

    ResponderExcluir
  17. SARAH RUBIA
    Tão simples não?? mas na hora da pratica me pergunte que eu nao sei mexer...
    Eu acho que a pessoa comenta porque ela tem afinidade e curte o autor do texto
    sabe, voce me deu uma boa idéia de um texto rsrsrsrs.

    Concordo, pra mim popular só quer dizer que chamou a atenção, nao necessariamente que seja bom;


    Teilor
    Seu sumido!!!!!!!!! pois é, estamos kites então :)

    Bem, eu acho que vale pra tudo que é importado, carro importado as peças sao carissimas, aqui no trabalho temos um equipamento que o uptade dele é em dolar e fica carissimo, nem vale muito a pena.
    Por outro lado o povo adora bajular o que é raro e dificil. pode escrever sim teilor, sem problemas comigo.
    Adoro ajudar amigos a ter inspiração rsrsrs
    BRUNA
    Eu acho que o fundamental nem é saber das coisas, mas saber quem entende e onde encontrar.

    ResponderExcluir
  18. Felipe Xavier
    Ahhh tu tens bola de cristal?? rsrsrsrs que bom, me diga os numeros da loteria?? rsrsrsrs
    Uau, estrutura e aparencias, mas tudo isso engana a gente meu amigo, depende da concentração da pessoa, por exemplo, voce ja sabe onde ir quando ver determinada coisa, eu nao.
    Em outras palavras: Mac é uma ferrari e a memoria do meu pc uma caixinha de sapatos!! poxa..:(

    Tá, é trapacear sim senhor, porque como fica os demais que nao fazem?

    Eu nao ocnfio muito em numero de leitores de feeds, muita gente engana aumentando o numero, vi isso no youtube.
    Bem, eu acho que qualidade é tão relativo que nem pode ser comparado.
    digamos que eu nao goste de rabanetes, mas a pessoa fez tão bem feito e gostoso que eu gostei.
    Então a otimos textos sobre o Big Brother e vejo gente dizendo que BBB é uma droga e que por isso o país nao vai pra frente.
    Falei muito também!!!


    CRAZY
    Prof!!!!
    :) E o que seria da vida se nao houvesse a quebra das regras??? rsrsrsr

    Valeu meu amigos.

    ResponderExcluir
  19. Ahhhh
    nossa pulei o neto.
    Neto
    Posso ate saber mas o entendimento que é complicado, saber exatamente onde aplicar e como reconhecer.
    Eu me pauto sim nos comentarios dos meus textos, sei lá, é o termômetro do meu blogue.
    Um texto com 5 comentarios nao é a mesma coisa de um texto com 30 comentarios.
    mas isso é super relativo também.
    Obrigada por aparecer.

    ResponderExcluir
  20. Anônimo10/23/2008

    Olá!
    Vou tentar explicar de uma maneira bem simples:
    *HTML é como se uma pessoa estivesse vestida só com a roupa de baixo.
    *CSS seria como os sapatos, calça, brincos, maquiagem de arrazar etc.

    Os Mac's ou Macintosh são computadores com software e hardware desenhados um para o outro e neles não há problemas de conflitos ou vírus. Uso Mac a quase 3 anos e foi a melhor coisa que me aconteceu no que diz respeito a informática.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  21. O que raios é "CSS"? Já ouvi falar nisso, mas era aquela banda insuportável que só minha irmã de 17 anos gosta, rs.
    Bom, Iara, já deu pra perceber que sou bem, bem burrinha em relação a isso. Mas deixe estar...

    Sobre qualidade de um blog, acho difícil medir isso. Existem pessoas que escrevem muitíssimo bem (na minha opinião) e os blogs não são lá tão visitados assim... Na contramão disso tudo, já visitei blogs que eram super bem comentados e tal, mas não eram do assunto que eu gostava...

    Beijos, Iara.

    PS: Viu a Mirian? Vai fechar o blog... Uma pena... Gosto taaaaaanto do que ela escreve!

    ResponderExcluir
  22. Ei Iara,
    Vim te ver! Estava sentindo sua falta!
    Adorei seu post. Não entendo o porque de todos idolatrarem o MAC, também nem conhecemos um para sabermos né. HTML e CSS e aprendi na marra e ainda tenho muito o que aprender.
    Essa coisa de post de qualidade e a necessidade das pessoas de rotularem as coisas acabam generalizando as coisas, e como você mesma disse aquilo que é bom para você pode não ser bom para mim!
    Grande beijo e tenha um ótimo fim de semana.

    ResponderExcluir
  23. Anônimo10/23/2008

    Olha só, para você entender:
    No seu próprio código: desde o começo, mais precisamente em "body" até "< / head >" entenda como CSS, onde você pode mudar cores, fontes, bordas... enfim, formatar o conteúdo.

    Abaixo do "< / head >" entenda como html, se vc alterar, por exemplo, a ordem de uma div(< div > < / div> ) que está em cima e colocá-la embaixo, altera a estrutura no template. Vc pode por exemplo pegar o footer e colocar lá no lugar do cabeçalho(header) mexendo ai no html. OU seja, o html dá a ordem como aparecem as estruturas(body, main, sidebar, footer, header ...) no seu blog. No html também, se vc expandir, vc encontra os widgets e scripts, códigos de contadores, sistema de comentários, dentre outros. O html é imenso quando expandido, pois te expõe todos os códigos.

    Ainda sobre CSS, uma das ações para garantir certa "qualidade" no carregamento do blog é "enxugar" o CSS. Lá tem muita coisa repetida ou sem necessidade. Por exemplo, no código está escrito, hipoteticamente: A é vermelho, B é vermelho, C é vermelho, D é vermelho... o mais correto, para enxugar o CSS, seria dizer ABCD é vermelho. O CSS te dá condições para sintentizar a informação para os navegadores interpretarem rapidamente. CSS redundante demora mais para carregar.

    É isso.

    Beijos

    do amigo

    PS: Tive que separar a < / div > pra poder postar. Como é linguagem html, o sistema de comentários estava interpretando como "erro". rs

    ResponderExcluir
  24. Michel
    hahahahahah e o vestido é quem??
    Bem, sendo assim, dá pra usar Linux tb que nao tem virus e é de gratis, oba!! tenho um leitor que usa Mac!! so um!!

    SARA
    Hahahahah tem também o imposto CSS. Ela disse que vai dá um tempo, pra tu ver, foi o julio, agora a bruxinha.
    Pois é, eu acho por exemplo, aquele meio bit uma droga, mas há quem diga que é a nona maravilha da blogosfera.

    Aurea Voce some!!! :D
    Pois é mania que temos de rotular as coisas ...Eu so queria entender as partes em html e CSS do blogger.

    ResponderExcluir
  25. Oi Amigo anônimo.
    Eu acho que sei quem tu és. :D é o mesmo que ajudou-me com o cocoment certa vez certo??
    Bem, eu tenho uma adorável paixonite por mexer nos códigos do meu template, eu passo horas nisso, mas confesso que falta a devida paciência e atenção.
    Por exemplo, pra eu adicionar um footer a esse template, tive que fazer umas 4 vezes, algumas pessoas ja manjam so em ver o codigo.
    Agora eu nao entendi nada sobre "garantir o carregamento" limpando o CSS. :(

    ResponderExcluir
  26. Anônimo10/24/2008

    Deixa eu meter minha colher nessa panela.
    O blog Arquivinho, da Aninha, é uma caixinha de utilidades. Esta semana favoritei Aprenda HTML e CSS e Where is Your Usename registered. Nesse último ficamos sabendo daquele site onde nos registramos e nos esquecemos dele.
    Há muitas coisas difíceis de entender, por exemplo, meu avatar está aqui nas últimas visitas do blogblogs, do mybloglog mas não no blogcatalog. Às vezes entram no meu blog, até comentam, mas não aparecem os registros nesses widgets. Será que é uma questão de esperar a fila andar?

    ResponderExcluir
  27. Iara,
    O que o seu amigo anônimo quis dizer sobre limpar o CSS para melhorar o carregamento é otimizar o código eliminando espaços entre os códigos.
    No post da Érika Dicas para deixar seu blog mais rápido ela explica sobre isso e outras coisas muito úteis. Depois dê uma chegadinha lá!
    Bjks e bom findi

    ResponderExcluir
  28. Iara, não sei porque ta sempre dizendo isso???
    Mas acho que é porque quanto mais se é sábio, mais se sabe que não sabemos nada....

    Você sabe muito de tudo que fala que não sabe. Sempre aprendo muito no seu blog e sempre que o visito vejo novidades legais.

    Você é que tá certa, vive em constante busca do aprendizado, com isso já ultrapassou muita gente que se diz entendido e sua busca é tão frenética que vc nem parou pra refletir e ver que já aprendeu muito....

    Bjos

    ResponderExcluir

- Regra geral: Bom senso.
- Siga-me no twitter: @iarana.