02 dezembro, 2008

O maior ensinamento de meus pais: Liberdade para fazer escolhas

Oi pessoas,

Se eu pudesse escrever um post agradecendo os ensinamentos de meus pais eu passaria a semana toda escrevendo, mas há algo em especial que talvez tenha sido o maior ensinamento deles.

Meus pais me deram a liberdade de poder fazer as minhas escolhas e conviver com essas escolhas, acertadas ou não. Foi assim que saí de casa com 10 anos e fui pra cidade estudar.

Vejo muitos pais protegendo demais seus filhos, vejo muita psicopedagogia barata pra cuidar de uma criança e depois o que se vê?? filhos mimados, jovens sem saber o que fazer da vida e sem a mínima noção de responsabilidades.

Deve ser bom voar...

Desde muito cedo foi me ensinado que é com dedicação, trabalho e conhecimento que se tem alguma coisa na vida, quer alguma coisa?? precisa ir a luta por aquilo, só a chuva cai do céu o resto não.

Beijocas.

Imagens por Flavio Cruvinel.

To be continued...

22 comentários:

  1. Anônimo12/01/2008

    Pais sabios ensinam poucas coisa a seus filhos. Entretanto, estas poucas coisas ensinadas, se aprendidas, são como a constituição dos E.U.A, abrangente e direciona toda nossa vida!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo12/02/2008

    Pais sábios é o que menos temos hoje em dia, e numa cidade grande como São Paulo, soltar uma criança assim é muito temeroso.
    Hoje os valores, ética, limites, responsabilidades são coisas raras que um jovem desconhece, a família de verdade não existe.
    Você é iluminada, Iara!!! ;o)
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo12/02/2008

    Mesmo dentro de uma cidade como São Paulo, ensinar liberdade de escolhas é possível - eu tive este exemplo dentro de casa e por mais que doesse ver o moleque sofrer, ele tinha que aprender sobre "consequencia de seus atos". Ou ele levava a sério a escola, ou ele repetia de ano. A sorte é que, na última hora ele resolveu dar a guinada, e nem de recuperação ficou - mas sentiu na pele a agonia de uma má escolha.

    beijinhos, querida.

    ResponderExcluir
  4. Realmente é o melhor dos ensinamentos.
    O mais importante é saber lidar com as consequências dos seus atos e definitivamente flor , só a chuva cai do céu!

    Bjks.

    ResponderExcluir
  5. A liberdade de fazer escolhas talvez seja o maior ensinamento que os pais possam dar. Os pais não devem prender. Devem mostrar o caminho. Os filhos devem aprender com seus erros. É claro que os pais não vão deixar esse erro ser cometido, se for grande demais. Mas mesmo assim.

    ResponderExcluir
  6. Oi Iara!
    Antigamente os pais ensinavam os filhos a arcarem com as conseqüências de seus atos. Hoje vemos jovens cada vez mais irresponsáveis debaixo da asas dos pais.

    Não me esqueço daquele caso que jovens riquinhos espancaram uma moça em um ponto de ônibus, e alegaram que só fizeram isso, porque pensaram que era prostituta. E em uma entrevista com um dos pais dos jovens, o pai disse: "O que ele fez, já tá feito, já passou; não é justo um rapaz com a vida pela frente e de família ficar preso; e eles só fizeram isso porque acharam que era prostituta"

    Quer dizer, que prostituta não é gente, que a moça não tem família, não tem a vida pela frente, e que o filho dele fez, já passou e por isso ele não precisa pagar pelo seus atos??? Essa é a criação que alguns pais estão dando aos seus filhos hoje em dia. Liberdade de escolha... eles dão, até demais. Mas o que eles não dão é ensinamento por responsabilidade de seus atos.

    Bjos e tenha uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  7. Adão

    Oi amigo, nem sei se meus Pais eram sabios ou se talvez seja a falta de grana na familia que foram excelentes professores.

    crazyseawolf
    :

    Eu discordo meu amigo, eu nao espero que pai nenhum solte seus filhos ainda pequenos e deixem a ver a vida, só que vejo que estão superprotegendo demais, dando demais e cobrando de menos.


    A Senhora
    :

    Minha bruxinha!!! eu acho que cada pai e mãe deve fazer seus filhotes verem a vidade de acordo com sua realidade.

    ResponderExcluir
  8. Leticia

    ixiii eu esqueci dos tornados!! as consequencias são as piores !!

    Raquel

    Tem isso tb, nao adianta liberar os filhos pra tudo na vida sem prender e dizer não também.

    Andréia Santana :

    Oiiii nossa!! sumimos!!!!
    eu lembro desse episodio! uma pouca vergonha mesmo, se facilitar o cidadão so pagou multa e ja fez de novo.
    nao sei o que será da humanidade, cada vez mais jovens sem compromissos, crianças mandando nos pais e pais sem tempo e só preocupando em zelar do futuro dos filhos.

    ResponderExcluir
  9. Iara!
    Passa lá no meu blogg

    Tem um meme pra ti!!!

    ResponderExcluir
  10. Bahh!

    nem me fale...
    minha mãe ainda tem o cordaõ umbilical preso!

    ela não me deixa dar um passo...

    estou com 20 anos!!

    o_O

    ResponderExcluir
  11. Bem, se foi te dada esse liberdade de forma consciente pelos teus pais, parabéns a eles, se não o foi, parabéns a ti, enfim, parabéns a todos, da mesma forma que por bem os pais fazem mal aos filhos, também podem fazer bem sem querer.

    Fica bem

    João Gonçalves

    ResponderExcluir
  12. Anônimo12/02/2008

    Acho muita idiotice não deixar os filhos terem suas escolhas. É algo que faz com que os filhos criem responsabilidade, e é claro, sofrer suas consequências. Não adianta criar o filho debaixo das asas pois chegará um momento em que o filho se vai e não saberá o que fazer.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo12/02/2008

    Iara , adorei teu post, em poucas palavras vc disse tudo.

    Concordo contigo, recentemente meu filho foi em busca de novos caminhos e eu dei o maior apoio, temos que criar os filhos para o mundo.

    Tenho a maior vontade de voar de asa delta, acho que é o que mais se aproxima de voar de verdade.

    beijos

    ResponderExcluir
  14. Tem pais e pais.
    Os meus foram parecidos com os teus e é este ensinamento que procuro passar para os meus filhos.
    Pena que nem todos pensem assim.

    ResponderExcluir
  15. Anônimo12/03/2008

    Liberdade de expressão é bem diferente de proteção, as duas coisas podem andar juntas ou separadas. Liberdade de expressão é necessária, não somente dentro da família. A proteção familiar é algo reservado e que carregamos até a velhice, é o aconchego e o porto seguro.
    Alguns casais atualmente devem repensar se podem ter filhos. Não penso biologicamente, financeiramente ou psicologicamente, mas na disponibilidade de tempo e vontade de educar. O produto de filhos criados por terceiros está aí. Feliz da criança que ainda tem uma avó ou alguém da familia para cuidar.
    Alguns casais conseguem tudo, casa, carro e seguindo a sequencia, logo os filhos. Ter nem sempre é poder!! Beijus

    ResponderExcluir
  16. Raquel obrigada...eu vi sim;

    Bruna

    Também não é assim, pais sempre serão ligados aos filhos é assim que devem ser mesmo, sei lá, falo da super-proteção.


    Carteiro
    :
    Que bom que voce voltou!!!!
    Seja como for, pais vem ao mundo pra cuidar dos filhotes, as vezes sem querer mesmo eles fazem muito.

    ResponderExcluir

  17. Kazuya-kun
    :
    É por isso que temos excessos de peterpans e cinderelas.

    Lugirão :
    Obrigada querida.

    Sim, o mundo vai girando cada vez mais veloz...e espera de nós muitas atitudes.

    Aiiiiii asa delta?? ja pensou?? eu tenho pavor a altura!!! deus me livre ...e morro de vontade de voar...o que fazer??

    Paulo R. Diesel

    Paulo, obrigada pelo retorno, bem, os tempos mudam muito, os comportamentos também, mas principios não.

    ResponderExcluir

  18. luzdeluma
    :

    oi querida, sim, sim é bem diferente.
    Aquilo que falei pra Andreia, muitos pais pensam em dar uma educação de qualidade, escolas de 1ª, natação, judô, teatro, cuidam, dão professores, dão carros, cartão de credito, casa, viagem, plano de saude, mas esquecem do basico, doar tempo e atenção.

    ResponderExcluir
  19. Anônimo12/03/2008

    muitos pais esquecem que criam os filhos para o mundo....
    Eu as vezes esqueço, me policio o tempo inteiro.

    Eu também sempre fui livre pra fazer minhas escolhas mas também sempre soube que ficaria responsavel pelo resultado delas, mas estou aqui e acredito que por isso me tornei um ser humano melhor.

    ResponderExcluir
  20. Olá
    Como alguém disse, somos pais na altura certa e educadores na altura errada!

    É relativamente fácil dizer que se deve dar escolha aos filhos, pois, na pratica é que são elas, não me vou querer alongar, mas é um pouco como engordar, se do dia para a noite aumentasse-mos 20 kilos, logo se resolveria o assunto, mas como é gradativo, umas gramas todos os dias de forma suave não nos vamos apercebendo, o mesmo se passa com os filhos, quando não partilhamos tempo com eles (eles estarem em casa o nós estarmos no computador ou a fazer outra coisa não conta), dificilmente temos possibilidade de realmente os conhecer e de nos dar-mos a conhecer!

    Fiquem bem

    João Gonçalves

    ResponderExcluir
  21. Anônimo12/23/2008

    mara lúcia
    dis:

    meus pais não são legais e nem chatos, eles e minha tia querem, fazer o meu futuro e o meu futuro ja esta feito e não e que eles querem e nem e muito bom.

    quando eu e vocêis criarem corajem fala tudo que vocês sente dele eu sei o que, eu cinto.

    amor e odio!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    bjs assim: novinha do matynho

    ResponderExcluir
  22. Anônimo3/08/2009

    Obrigado pelos comentários de todos me ajudaram muito, em um trabalho de Filosofia, Obrigado!
    A Liberdade está dento de cada um de nós, quando usada com responsabilidade tudo fica mais fácil. Às vezes as pessoas usam a liberdade de forma errada. Muitas vezes os pais depositam confiança em seus filhos dando a eles certa liberdade, em vez deles voltar com a confiança, eles fazem coisas erradas que só prejudicam a eles mesmos. Liberdade é um espaço que temos para fazer o que nos dar vontade, mais sempre usando a responsabilidade.
    A liberdade geralmente é usada de forma errada, porque os filhos não conversam com seus pais, não fala das vontades que eles têm mais também nem sempre a culpa é dos filhos, os pais também, porque, às vezes ficam tão preocupados com o trabalho que se esquece de seu bem mais precioso, muitos pais ficam enchendo seus filhos de brinquedos, de coisas supérfluas, pagando pessoas para cuidar deles, sendo que o que os filhos mais gostam é da atenção do pai, do amor com eles. Certa vez, um filho de nove anos perguntou a um pai, que era médico, quanto ele cobrava por consulta. O pai disse – lhe o valor. Passando um mês, o filho aproximou - se do pai, tirou algumas notas do bolso, esvaziou seu cofre de moedas e disse – lhe com os olhos cheios de lágrimas: “Pai, faz tempo que eu quero conversar com você, mas você não tem tempo. Consegui juntar o valor de uma consulta. Você pode conversar comigo? A exemplo da historia concluir - se que os filhos não precisam de pais fantásticos, ricos, mais sim, de pais companheiros. A liberdade de fazer escolhas talvez seja o maior ensinamento que os pais possam dar. Os pais não devem prender. Devem mostrar o caminho. Os filhos devem aprender com seus erros.
    Não me esqueço daquele caso que jovens riquinhos espancaram uma moça em um ponto de ônibus, e alegaram que só fizeram isso, porque pensaram que era prostituta. E em uma entrevista com um dos pais dos jovens, o pai disse: "O que ele fez já ta feito, já passou; não é justo um rapaz com a vida pela frente e de família ficar preso; e eles só fizeram isso porque acharam que era prostituta"

    Quer dizer, que prostituta não é gente, que a moça não tem família, não tem a vida pela frente, e que o filho dele fez, já passou e por isso ele não precisa pagar pelo seus atos??? Essa é a criação que alguns pais estão dando aos seus filhos hoje em dia. Liberdade de escolha... Eles dão, até demais. Mas o que eles não dão é ensinamento por responsabilidade de seus atos.
    Acho muita idiotice não deixar os filhos terem suas escolhas. É algo que faz com que os filhos criem responsabilidade, e é claro, sofrer suas conseqüências. Não adianta criar o filho debaixo das asas pois chegará um momento em que o filho se vai e não saberá o que fazer.
    Liberdade de expressão é bem diferente de proteção, as duas coisas podem andar juntas ou separadas. Liberdade de expressão é necessária, não somente dentro da família. A proteção familiar é algo reservado e que carregamos até a velhice, é o aconchego e o porto seguro.
    Alguns casais atualmente devem repensar se podem ter filhos. Não penso biologicamente, financeiramente ou psicologicamente, mas na disponibilidade de tempo e vontade de educar. O produto de filhos criados por terceiros está aí. Feliz da criança que ainda tem uma avó ou alguém da família para cuidar.
    Alguns casais conseguem tudo, casa, carro e seguindo a seqüência, logo os filhos. Ter nem sempre é poder!

    ResponderExcluir

- Regra geral: Bom senso.
- Siga-me no twitter: @iarana.