4.03.2009

Aprendendo com os erros do Blogger

Oi pessoas,
Algumas coisas é bem melhor apenas seguir o tutorial e não entender as explicações, se dar certo ótimo, se errado, não tente consertar se não souber.
E algumas explicações se tornam muito confusas acabando por confundir quem entende e tenta ajudar. O negócio é seguir o instinto e se quiser ir mais além, fazer por vontade própria.
Mas quando se trata da capacidade de se meter em enroscadas, o bicho Homem é genial!
Foi assim, eu resolvi dá um formato a meu blog, do jeito que eu queria, então errando mais que acertando eu fui aprendendo uns macetes e ajeitei o laytout do blog. Nesse interstício, tive grandiosas colaborações de vocês comentando e me visitando, dando aquele incentivo.
O fato é que eu não queria mais ter uma sidebar enorme cheia de penduricalhos como eu tinha antes, queria algo simples.
Então eu tive que fazer um footer, que é aqueles Box logo abaixo das postagens. Porem não é fácil arrumar aquilo.
Porque dona Iara?? Porque eu queria entender o que eu estava fazendo – iara tem dessas manias, eu só faço algo se eu entender e souber o que estou mexendo, eu me sinto segura assim.
Ok, mas os problemas apareceram vamos ordernar tudo:

1º problema: Eu resolvi ter o hack leia mais, post resumido, resumo do post, pra ter mais posts na primeira página, mas NÃO funcionou, eu tinha guardado um becape do template sem o hack, mas eu juro, não sei onde eu enfiei no meu próprio computador!! Acho que minha irmã deve ter deletado, ou ainda, eu deva ter salvo na pasta dos arquivos temporários, eu sempre faço isso, enfim, fui apagar o código e acabei deletando o que eu não devia, de forma que virou uma bagunça geral, só dava erro bx-sywserljfhbnsvm! e eu não consegui fazer mais nada.
Mas eu não desisti e dei um jeitinho, mas o jeitinho implicou em apagar o footer que eu tive um trabalhão pra colocar no blog.

2º problema: Deletado o footer do blog, eu não dei conta de fazer de novo como eu já tinha feito, vai entender, dava um erro dizendo que os elementos XML não estavam fechados corretamente, as benditas das div’s me deram dor de cabeça! Mas não entendia a lógica da coisa, eu só pegava os códigos e colava.
Mas não parou aí, derrepente o Blogger não aceitava mais que eu adicionasse os elementos da pagina, mais dor de cabeça.
Mas como eu sou brasileira e não desisto nunca, eu comecei a tentar entender cada elemento daquele.

Então o resumo da ópera fica assim:

Temos um lote bem grande = OUTER-WRAPPER;

O lote tem uma casa = CONTENT-WRAPPER;
A casa tem xx cômodos: HEADER, MAIN, SIDEBAR, FOOTER;
Cada cômodo recebe um nome diferente um do outro, temos: Quarto, a cozinha, o banheiro, etc. = ‘ID’;

Para cada cômodo que tem um nome diferente possui alguns moveis, que podem ser iguais, por exemplo, pode haver duas camas, dois guarda-roupas e etc. =CLASS;

Para proteger a casa a trancamos com uma chave. DIV;
E mesmo que a casa esteja fechada com a chave ainda resta o lote, logo precisamos proteger o lote com um muro. BODY;
O lote, a casa, os cômodos, os móveis e o muro ficam bonitinhos se pintados, decorados, com medidas proporcionais = ESTILOS CSS;
Fechou o pacote. Entenderam??

E como podem perceber, ainda não dei conta de ajustar os códigos, os elementos se esconderam e eu não consigo alinhá-los. Sem falar que ao mexer numa coisa eu baguncei o meu cabeçalho.
Creditos da imagem.

11 Comentários:

Alberto Lozéa disse...

Hehehe Dona Iara!!! Dá trabalho mas fica como a gente quer nao é? Tem que ficar.. rsrs.. nao sosseguei ate o Sexy Help Desk fica como eu queria!!! Isso.. sorte nas mudanças.. Bjao..

Alberto do Sexy Help Desk publicou um post no Histórias dos Leitores sobre.. Livre para voar

csspadroes disse...

Não poderia ter explicado de forma mais simples o que é XHTML e CSS

luzdeluma disse...

Que paciência!! Se colocar o background do fundo do template igual ao do fundo da postagem, acabou problemas com a imagem do cabeçalho, não é? Ou diminua o eight.
Iara, está sendo difícil comentar aqui! Leio pelos feeds e tive que fazer o comentário à parte no bloco de notas, para colar rapidinho aqui, antes que caia. A sua página não se mantém pra mim. Você validou a página? Talvez ela tenha erros imperceptíveis pra você.
Bom fim de semana! Beijus

Teilor disse...

Faz tempo que eu tento aprender a mecher nos códigos do Blogger e com certeza, a sua explicação foi a mais acertada que eu já li até hoje.

vida linda disse...

adoro
Como você sabe de tudoooo
eu estou ha tempos sem postar sem mexer no blog e você sabe tudo, nossa
me dá umas dicas vai...
primeiro commo recuperar a senha do blogger p eu entrar no blog que eu me cadastrei mas nunca consegui entrar, e recuperar o nome do blog

Iara disse...

Grande Alberto Isso dá um trabalhão...
Celo ahahahah que nada eu fiz uma saroba rsrss;

luma
hahahaha paciencia sim :D
Bem, nao funciona, eu tentei, ele fica desalinhado.
Acho que a inconstancia é porque eu estava mexendo...sim eu validei, e corrigi os erros apontados.
Teilo
Obrigada, ahahahah voce mexeu no seu ora bolas.

vida linda
Voce voltou :D
Bem, para acessar o blogger voce usa a conta do google, aquela que acessa ao orkut, gmail, essas coisas.
Voce entra:
https://www.google.com/accounts/ManageAccount
vai pedir o usuario e a senha, então voce clica logo abaixo do formulario, em "nao consigo acessar minha conta"
Eles vao te dá varias opçoes.

exoticlic.com disse...

eu aprendi a fazer templates destruindo um blog kkkkkkkkk
se quiser te passo as urls de meus templates pra vc ver inclusive o meu fui eu que fiz e aprendendo e aprendendo sozinha consegui ser editora de outro blog.
portanto não pare não vá em frente!

Enxaqueca disse...

... aff... certas coisas eu já desisti... rsrs... mas é batendo cabeça que se chega lá mesmo!!! ... E ainda tem uns outros problemas - meu blog não fica legal em todos os navegadores nem em todos os tamanhos de telas... Aí, amiga, eu entreguei pra Deus... rsrs

Boa sorte, guapa!

Edie Souza disse...

poxa, se vc der uma olhadinha no meu Blog http://www.coisaslokasdavida.blogspot.com/ vai perceber, até pelo meu post, que eu fiz o mesmo. Também tive dor de cabeça mais foi pouca, pois foi como vc disse: em vez de ficar procurando tuto's eu simplesmente meti a mão na massa. Queria aumentar a área útil do Meu Blog. Como eu uso o template minima dark, achei que não daria por ser assim por defalt,mas achei as linhas certas OUTER WRAPPER e MAIN WRAPPER e mexendo dali e daqui, consegui o que queria, e me sinto bem por isso. Tenho pouca habilidade com linguagens de pragramação, mas sempre estudei isso.
Parabéns!

Adao Braga disse...

Eu mexo muito pouco nisto. É muito trabalho!

Raquel disse...

Nó na minha cabeça!!!

Postar um comentário

- Regra geral: Bom senso.
- Siga-me no twitter: @iarana.