16 abril, 2009

O que é preciso pra você deixar um comentário num weblog?


RESUMO
Nesse artigo continuo falando sobre comentários na blogosfera, é um texto um pouco longo, diferente dos meus costumeiros, (nem tão longo assim, há maiores por aí)aqui listo o que considero importante pra eu deixar um comentário num post, falando por mim, acredito instigar quem lê também falar de suas preferências.
Então, o que é preciso pra você deixar um comentário num weblog?clique no leia mais e dê sua opinião




Oi pessoas,
Iara gostar de perguntar, então!!!
Pergunta simples, respostas mais simples ainda, mas eu preciso filosofar não é? Se não, nonnnnn ter graça!
Eu escrevo por mim e claro vou adorar debater com vocês.
Então pra eu deixar um comentário em algum blog, levo em considerações alguns itens (o item tempo de sobra não conta).

1- Eu gostar do autor do blog.

Sim!! gostar do autor faz muita diferença, mesmo que eu não curta o tema do artigo ou a area do blog, se eu gosto de quem escreve, eu faço um esforço, claro que não me verá todos os dias.
2- Artigos relacionados à: Comportamento, relacionamentos, sociedade.

Eu curto esses assuntos, gosto de ler sobre a vida do cidadão, sobre os problemas que o autor já passou seus sentimentos, como ele é diante seus problemas, como reage diante da dor, da alegria, do medo, ahhhh o medo!! Adoro textos que falam dos receios e medos das pessoas. Não me pergunte o porquê disso, eu não conseguiria dar uma resposta interessante. Gosto da cotidianidade, dos temas envolvendo relacionamento com família, esposa, marido, namorado, desfechos da traição, ahhh uma ovelha negra!! adoro ler os relatos das ovelhas negras da família, curto as coisas sem complicações, textos sem termos técnicos, sem frescuras, sem demoras, objetivos, isso me faz comentar na hora e melhor, me faz visitá-lo novamente.
3- Opinião.

Isso é tudo!! Tudo e mais alguma coisa, a pessoa pode escrever um monte de bobagens, mas é a opinião dela sobre alguma coisa e isso não tem preço, adoro ler coisas onde o autor joga pra fora tudo que sente e tudo que acha sobre o assunto, que seja pra falar mil maravilhas do Fernando Henrique Cardoso ou do Saddam Hussein, não importa, o que importa é que a pessoa disse, o autor tem uma opinião e está mostrando-a para todos, adoro gente que dá a cara a tapa e se expõe, com nome e sobrenome(será que tem hífen?).

4- E o que me faz não comentar?

Dificilmente eu deixarei um comentário em artigos falando de política, contos e crônicas em geral, blogagens coletivas, humor e piadinha sem graça do tipo Sedentário e hiperativo e kibeloco (sem linkar mesmo, se bem que eu poderia usar nofollow) e textos super cientifico!! Tipo um jornal com termos técnicos, firulês, muitos não me toques, detesto esses artigos todo corretinho, com português certinho, tudo perfeito, ahhh tenha paciência!!!
5- A exceção:

Como toda regra que se preze tem suas exceções...
Então, o cidadão pode falar sobre política ou escrever uma crônica ou ate mesmo discorrer sobre física quântica, se o blog for uma graça, com design estiloso, o fundo for branco, letras grandes com espaços bem definidos, e acima de tudo: ARGUMENTOS!
Ahhh a dona iara adora um bom argumento, mesmo que em assuntos que eu detesto, sabe por quê? Porque criticar, debater, mostrar o outro lado da moeda não tem preço e quando o texto está bem argumentado fica muito mais difícil confrontar e claro, se for feito, com certeza há de chamar a atenção de quem escreveu e dos demais também e quem sabe criar um laço bem legal de amizade e respeito.
Exemplo?? eis...(eu mato a cobra e mostro o pau):
Por que um blog não deve cair no lado negro da força?
Foi aí que conheci o Isaias, o Becher e o J Noronha, três pessoas que aprendi a respeitar, ahhh eu só não curtir o Janio Sarmento, ele não, muito chato, achei arrogante e mal educado, ou...nao tive uma segunda chance de vê-lo com outros olhos.
Bem, acho que já me alonguei demais não é? uau, era pra ter apenas 3 parágrafos.
Gostaria de sugerir esses ótimos artigos:
E vocês?se ficar grande pra comentar, pode escrever em seus blogs...ahh não peço que me link não tá?não sou disso.

10 comentários:

  1. Você é uma figura!!! Gosto de blogueiros que publicam o que dá na telha sem a paranóia de ser o "superhipermegahardbloggermaisacessadoblogger" e daí, saem comentando qualquer coisa só para fazer número e nem ao menos se importam com o conteúdo.
    Mamanunes "gostar" de Iarinha pra caramba!

    ResponderExcluir
  2. Opinião é tudo! Tem conto erótico do Eros no Ménage. Bjus.

    http://contesta-acao.blogspot.com

    http://textoaatres.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Não sou nota de cem mesmo, para agradar todo mundo.

    Mas que bom que pelo menos um link seu eu mereci.

    ResponderExcluir
  4. Eu comento em praticamente todos.Os que não comento também não volto .Poesia ,por ex!

    ResponderExcluir
  5. Bom saber disso Iara... e devemos sim atentar para tais situações. Gostei da sua argumentação, dos seus motivos e os pontos que te faz deixar comentários... farei um teste qualquer dia desses.

    ResponderExcluir
  6. Bolas Iara, duas seguidas (com a minha idade fica difícil! Hehehe)

    Para mim o tema tem que me tocar, pode ser até um texto fraco (ou não).

    Se comento é por que é importante para mim, seja como aprendizado ou seja para dar o meu ponto de vista ou apenas para partilhar ou que sei (ou creio que sei)

    Fica bem

    João Gonçalves

    ResponderExcluir
  7. Oi Iara! Eu praticamente leio TODOS os blogs que estão favoritados lá no meu cantinho direito, a questão é que às vezes tenho que ler rapidinho e não dá tempo de comentar, ou eu tô no trabalho ou na correria! Hoje, por exemplo, tô em casa e já li o Caldeirão da Bruxa, da Mirian e comentei... E hoje deu tempo pra comentar no seu!
    Então, eu só favorito mesmo os blogs que eu gosto e leio todos... Mas pra eu comentar preciso de tempo e tal! Não gosto quando uma pessoa vira e fala: "Só passando! Bjs!". Parece até que não leu o texto, sabe? Por isso, prefiro ter tempo e escrever com calma e com prazer!
    Bjs, fica bem!!

    ResponderExcluir
  8. Um belo texto Yara! De vez em quando aparece uma pérola na blogosfera que devemos colocar na lapela e esta foi uma delas.
    Mas, não escrevo por mim e sim pelo Janio. Conheço o cara pessoalmente lá das antigas, do tempo pré-internet e pode acreditar que o cara é gente fina. Na real ele é nota 100, o trabalho dele fala mais alto do que as suas eventuais reações rústicas. Quase todos os grandes da Blogosfera costumam aparentar uma certa estupidez sistemática, Nospheratt, Interney, Morroida, Ibrahim, Noronha e o campeoníssimo de todos Cardoso, mas no fundo até os durões se derretem quando cativados.
    Quanto ao Sendentário & Hiperativo, a dificuldade é perceber o tamanho da coisa, já que o Blog é dividido por colunas de interesse. Concomitantemente àquilo que você não gosta, há outras áreas interessantes. Graças ao aparecimento do Ocioso fui obrigado a ler mais profundamente o S&H e achei produções interessantíssimas que justificam as milhares de visitas que eles têm diariamente.
    Então é isto, ame o Janio e seja feliz! (Pode ser amor platônico ;)

    ResponderExcluir
  9. Anotado, pelo menos o seu comentário eu já sei como "pescar". =P

    E... três parágrafos pra 5 itens? Como tu planejava fazer isso, menina?

    E, finalmente, comentário direcionado à pessoa: até hoje tem um link errado no meu blog, de um comentário seu. Recomendo nunca esquecer o "http://" ;P

    ResponderExcluir
  10. Gosto de palpitar. Por isso comento em blogs. Mas palpito apenas sobre assuntos que gosto ou que acho que entendo.

    ResponderExcluir

- Regra geral: Bom senso.
- Siga-me no twitter: @iarana.