19 maio, 2009

Teoria sobre a desorganização

Oi pessoas,

Eu já falei antes que eu tenho certo fascínio por perfis certo?
Vocês já perceberam como deixamos registrada nossa identidade em tudo quanto é local?
Então? Tem pessoas que só de olhar a pasta de documentos do computador de alguém já consegue traçar um perfil completo da pessoa (obviamente quando se é observador).

bagunça?

Se você é do tipo minucioso, organizado, detalhista, metódico, seu computador será impecável, o quarto e o guarda-roupa do mesmo jeito.
Algumas pessoas precisam manter tudo perfeitamente e impecavelmente organizado a sua volta, as tornam mais seguras, esse tipo de pessoa não consegue viver numa bagunça, simplesmente não vive.

Outras são tão relapsas que não dão conta de se virar num espaço totalmente organizado.
- como assim bial? Quem não viveria num ambiente todo organizado?

Porque será que existe organização?ja se perguntou por isso? Ela existe exatamente pra que você tenha consciência do que está faltando, do que está errado e de onde corrigir se for o caso, então a bagunça é tudo fora de ordem, a organização é tudo ordenado. Então a vida segue o mesmo parâmetro. Eita o Bruno Guedes iria curtir esse papo filosófico de bêbado.

Voltemos ao assunto. Algumas pessoas se entendem com a bagunça, talvez porque isso seja um reflexo de seu cotidiano, elas vivem naquele mundo onde tudo são incertezas, onde tudo pode ser uma possibilidade, mas não tem nada palpável, facilmente conseguem encontrar um arquivo no meio do desktop com 400 arquivos, mas é incapaz de enxergar seus próprios problemas ou como aquela pessoa que está bem ali na sua frente pode ser importante.
Porque será que deprimidos não sentem menor vontade de cuidar de si e em torno de si?
É que a gente não vê motivo.

Outros não gostam de ver a bagunça, mas não ligam se ela está escondida. Nesse caso não precisa ter tudo no devido lugar, ate porque se tiver não terá sentido e ela não conseguira seguir seus instintos, talvez seguir os instintos seja seu maior ponto forte. Então, pega as roupas tudo e joga embolada no guarda-roupa ou tafuia tudo quanto é baboseira dentro do meus documentos do PC e está tudo perfeito. Acredito que seja meu caso, eu não gosto de nada desajeitado na minha frente, mesmo a bagunça precisa ter um pouco de ordem.
Tipo, iara deixa todos os meus arquivos nos ‘meus documentos’, meu colega tem uma pasta pra cada tipo de assuntos, eu não tenho uma pasta so pra posts do blog, tudo é “particular”.

Aqui no trabalho, tem um cara que tem a pasta de musicas, aí tem “rock metal” “rock clássico” “soul” “MPB” e sucessivamente.
E tem uma só pro Rush e outra so pra Alanis Morissete.
Ahhh fala sério, pra que tanta frescura, coloca tudo em musicas e pronto! Ze-fi-ni.
Sabe, tipo, finalizando a minha teoria, quem gosta muito de tudo em determinado lugar na verdade não quer ter trabalho pra encontrar, logo, por dedução, é um preguiçoso nato.

Mas tem gente que precisa de ter um lugar pra tudo.

O fato é que pintamos e bordamos pra vida ter um significado.

11 comentários:

  1. Anônimo5/19/2009

    Iara, já tentei ser organizadinho, com tudo no lugar, com partições, pastas especificas, gravando, doc, pdf, mp3, avi, fotos (Adao, Katia, Kaio, Pedro, cachorro, gato, papagaio) no entanto, é muito complicado organizar e lembrar-se da organização planejada... uso o caos, e muitos casos, é mais fácil encontrar o link do download, do que encontrar o arquivo no PC.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Rá! A teoria que conheço é diferente: a pessoa que quer seu mundo externo excessivamente organizado na verdade tem uma "bagunça interior" tão grande que não consegue organizar e por isso precisa que ao menos do lado de fora exista alguma ordem para ela não surtar. =)

    Eu acho que estou na média da população. Os objetos que eu uso todo o dia, por exemplo, gosto que fiquem esparramados e bem visíveis. Para meus pais isso é bagunça, para mim é só uma distribuição visual prática e adequada à minha rotina. :D

    Já minhas pastas no computador são racionalmente organizadas de forma que eu nunca precise usar o comando "Localizar". Os documentos que deixo na pasta Meus Documentos são justamente aqueles que eu não pretendo usar nunca mais, os importantes estão em pastas bem mais seguras.

    Morria de raiva quando morava com a minha mãe e ela "bagunçava" minhas coisas encaixotando ou engavetando tudo. Para quê fazer isso com objetos que uso todo dia? Nada pragmático.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo5/20/2009

    Eu sou desorganizado por completo! No PC então, meus arquivos estão uma só bagunça, e me dá uma preguiça ter que reorganizá-los.

    ResponderExcluir
  5. Desorganização ou não, Iara sempre está dando uma organizada no blog não?
    Mas vim pra dizer que gostei muito do novo layout. Está bem clean, leve, bonito. Rá.

    ResponderExcluir
  6. É na minha desorganização que eu me acho. Bjus.

    http://contesta-acao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Sou organizada na minha bagunça, se alguém mexer nela me causa muitos transtornos, as contas a pagar ficam sempre a vista, se forem guardadas numa gaveta não são pagas, meu guarda roupas parece que tem um furacão dentro.
    Muita organização é meio psicotico, muita preocupação com a aparencia também, sou normal e sem tempo de organizar tantos detalhes.
    Na minha mesa agora tem uma pilha de livros que estou tentando ler, cadernos do meu filho, 3 agendas abertas, 1 pasta com fichas de inscrições pra ordenar por turma, cartões de banco pra lembrar de verificar extrato, cds que preciso verificar, pen drive, mp3, 1 diconario sem capa,e mais um monte de papel de notas com telefones que preciso ligar ao longo do dia, sei exatamente a ordem que preciso seguir, se apenas um papelzinho desse sair do lugar, já era tudo....
    Não é preguiça, é falta de tempo mesmo, entre exagerar na organização e não ter tempo para mais nada, prefiro tirar algumas horas do dia para mim mesmo, para relaxar, ler, desestressar.

    ResponderExcluir
  8. Iara, eu não me encaixo nesse relato teu.

    Adoro armários de cozinha e guarda-roupa organizado...tudo tem seu lugar e acho o que quero até no escuro.
    Já o meu computador é uma bagunça generalizada, meus filhos dizem que é o caos... ou seja sou metódica e bagunceira ao mesmo tempo.

    Será que isso me equilibra?

    Bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  9. eu acredito que as coisas tendem a partir, naturalmente, do organizdo para o desorganizado. Por mais que vc se esforce para ordenar suas coisas, seus pensamentos, eles ficaram desorganizados, pois este é o curso normal da vida. aconteceu com o universo e sem duvida ira acontecer com a area de trabalho do seu computador.

    ResponderExcluir
  10. Por mais que eu tente me organizar a correria do dia me impede...

    ResponderExcluir
  11. Por mais que eu tente me organizar a correria do dia me impede...

    ResponderExcluir

- Regra geral: Bom senso.
- Siga-me no twitter: @iarana.