06 outubro, 2009

Não sei dizer "oi seu blog é maneiro"

Cafezinho tá caro
Oi pessoas,
Dia destes estava lendo o texto do Adão: “Você lê tudo que eu escrevo” e me perguntei a mesma coisa. Será que o povo lê tudo que Iara tem no blog? A julgar pela taxa de rejeição, não.

Eu não escrevo tanto assim, tenho uma filosofia, nunca ultrapasse 1000 caracteres Iara! eu não leio e não gosto e não curto textos longos, (receio que Luma, Bauru, Bruxa e outros vão se sentir menosprezados, mas não se sintam, eu tenho meus motivos), por esse motivo faço questão de não exagerar na dose e escrever rápido, não tenho talento pra escrever artigos ciêntíficos, óbvio que vez ou outra iara abre uma exceção.

Por outro lado, tenho umas manias infames, eu não consigo comentar do tipo só comentar, ou apenas dizer “oi fulano esse texto é muito legal”, isso não sou eu, eu preciso escrever o que sinto, o que penso, o que quero, o que estou afim, aquilo que entendi, ao meu jeito, da minha forma, ou faço isso ou não faço, talvez uma explicação para meu sumiço 'ou não', gosto da idéia de saber que o autor do blog vai parar um tempo e ler meu comentário, vai ter que me responder, que eu sou importante, que ter meu comentário o faz bem. Isso me deixa feliz. Mas tem pessoas que falam tanto, que não deixa espaço pra alguém comentar o assunto, aí, fazer o que?

Pode ser egocentrismo também, no meu blog eu escrevo qualquer coisa é meu espaço eu mando, no blog dos outros não! Se iara tem que escrever, (esse verbo ter não é ter de obrigação é ter de querer, poder) quero que seja algo bom.
Alguns dos meus comentários tem mais caracteres que meus posts, não todos, se a pessoa escreve "eu tenho tesão por mulher de peito grande" eu não tenho como fazer uma dissertação sobre o caso, se bem que há possibilidades, no máximo eu vou escrever,"pois é, cuidado com o implante de silicone".

Então eu tenho vergonha de chegar no blog dos amigos e dizer: 'Oi'.
Sendo assim, manda logo um email, (ahahahah daqueles em ppt de 10 mb de tamanho com musiquinhas e se nao mandar pra 10 amigos você não me ama e deus não vai te ajudar).

Há alguns anos, eu deixava uns 15 comentários por dia, eu visitava todo mundo e mais alguém. Hoje eu devo fazer uns 4 coments por dia, no máximo uns 5, o que aconteceu?? Será que eu perdi a ilusão?? Será que as pessoas estão menos criativas? Iara não entende.

Bem, hoje eu trabalho mais que há dois anos (e recebo quase o mesmo :'(  )

18 comentários:

  1. Isso aí Iarinha, também faço parte do seu time. esse negócio de escrever "parabéns pelo blog" acho meio vago.
    Há blogs que leio religiosamente, antes de escrever no meu, são raros, mas o seu está entre eles, o Burning Love também, o do Luiz Lailo, enfim, alguns que gosto muito. Há blogs que visito mais raramente mais sempre visito. Comentar por comentar acho bobagem!
    Bjs, Balinha.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo10/06/2009

    Blogar é uma arte, e faz parte dela comentar algo relevante para o autor. Não há coisa pior do que você passar um tempão escrevendo, pesquisando, conversando, e quando publicas vem um qualquer e diz:
    - Legal aqui! ahehahehahe.

    Isso é péssimo.
    Com relação a quantidade do texto, vai depender muito do assunto abordado. Você não vai encher linguiça e tentar aumentar o conteúdo da postagem só para mostrar para seus leitores que é bom na escrita. Saber se comunicar bem em poucas palavras é um dom, tem que usar sempre.

    ResponderExcluir
  3. Iara,

    Imagino que todo blogueiro seja um leitor voraz, pelo menos eu sou assim . Portanto não me importo com o tamanho do texto, se eu achar o assunto interessante. Quando o assunto não me interessa, pode ser um texto pequeno que não leio todo .
    Eu costumo repassar textos que recebo, citando a fonte ou autoria , é claro , e alguns são enormes. Mas quando me expresso sou sucinta .

    Cada pessoa tem seu estilo , o bom é isso, a diversidade. Blogar para mim, é trocar experiência e conhecimento.

    Sobre comentários , às vezes escrevo muito, às vezes sou bem sucinta . Mas procuro dar atenção aos comentaristas, acho falta de educação não responder amavelmente uma pessoa que teve a gentileza de comentar . Confesso que algumas vezes respondo o comentário por educação, não acho legal deixar de responder a alguém que me cumprimenta. Não responder ao cumprimento seria menosprezar e tenho como princípio valorizar as pessoas e não menosprezá-las . É evidente que se o meu blog tivesse um enorme número de comentários eu não teria tempo de responder a todos. Mas sempre que posso e o tempo disponível permite, eu dou atenção aos comentaristas .

    ResponderExcluir
  4. Anônimo10/06/2009

    Eu sei, Iara, meus textos também são longos... Mas fazer o que? Eu não consigo me expressar em poucas linhas. Na minha opinião, não importa o tamanho do texto, e sim o conteúdo! Isso sim é relevante.
    Quanto a comentar, você está certa. Um comentário deve acrescentar algo e não ser fútil. Continue assim, só não me abandone! :o)

    ResponderExcluir
  5. Inflizmente uma parte dos blogueiros querem apenas deixar os chamados "back links" para terem visitas em seus blogs.

    ResponderExcluir
  6. Iara,
    Cada caso é um caso e eu sou muito imprevisível para dizer o que faço. Se gosto, leio, se não gosto, não leio, mas tb nao comento.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  7. Eu sou bem as avessas, as vezes leio tudo, as vezes leio o primeiro parágrafo e abandono porque o texto não me despertou a atenção.

    Mas ultimamente tenho muito pouco tempo para ler e comentar (este comentário, por exemplo, só estou fazendo porque resolvi me dar um tempo depois de terminar as tarefas mais urgentes da noite).

    Mas as vezes tenho muita vontade de dizer para o blogueiro que visitei que gostei mesmo do texto ou do blog dele, então acabo deixando só um comentário curto com um 'parabéns' ou um 'gostei' e mais algumas palavras.

    Outra coisa: duvido que alguém deixe um comentário curto neste seu post.

    ResponderExcluir
  8. Ah, bom, cada qual com sua política de produção. Eu me limito a não escrever comentários tão grandes quanto meus posts. =P

    Mas então, eu tenho mais ou menos o mesmo problema. Evito sempre escrever comentários sem inspiração que não vão além do "uau, gostei do texto". Daí muitas vezes eu leio o texto, gosto, mas na falta de tempo e/ou inspiração eu deixo pra comentar depois e... nunca comento.

    Mas continue escrevendo, Dona Iara. Bruno Guedes sempre lê, só nem sempre comenta. É a vida... =/

    ResponderExcluir
  9. Anônimo10/06/2009

    Ler eu leio todos e muitos blogs ao longo do dia Iara, inclusive o seu, que ultimamente tem havido poucos textos. Mas, quando ouço o beep de que alguém publicou algo, abro logo minha lista de feed e olho quem é.

    A depender do que estou fazendo, leio logo. Alguns deixo para comentar depois. Raramente esqueço de comentar. Se não comentei, foi porque, não quis comentar, mas certamente leio. As vezes leio uns textos que não me agradam, porém, leio em respeito a quem escreveu.

    Muitas vezes, sobra apenas uma frase de um texto enorme. E quando não há, raramente, comento.

    O que não comento com facilidade e com assiduidade é blog-livro. Cada postagem um capítulo. Se não vou ler todos os capítulos, nem adiciono nos feeds. Tem uma blogueira que escreve uma história legal, tem enfase, tem história, tem personagens, porém, só li dois capítulos e desistir da leitura, a semelhança de alguns livros ali jogados, que já li mais da metade, mas que o assunto não me empolgou.

    Blog também. Eu leio tudo para poder compreender a idéia do escritor. Não costumo ler por cima, e pegar um paragrafo e comentar. Se comentei, li todo o texto!

    Ah! poderia ter relacionado Adão Braga nos que escrever sem parar, até cansar!

    ResponderExcluir
  10. A lógica do blog é deixar comentários, se assim quiser. Descobri que sou mais lido que comentado. Sei lá por que isso, mas se é assim... Sempre gosto de seus comentários, mas acho que blog tem tempo de validade. Eu mesmo já me preparo para deixar de escrever e apenas ler blogs. Enfim, como tudo na vida, blog tem inicio, meio e fim. Bjus.

    http://submundosemmim.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Não leio muito dos textos grandes mesmo não. Já falei várias vezes sobre isso no meu blog, as pessoas não tem paciência para isso e geralmente leem e comentam só o começo do post, pode reparar.
    Por que você acha que o Twitter fez tanto sucesso? Idéias rápidas, frases, não precisam de desenvolvimento, não gastam tempo para serem lidas e não precisam de comentários.

    Nem sempre eu comento também, mas po, o que vou falar sobre um post contando do almoço na casa dos vizinhos?

    ResponderExcluir
  12. Iara tb me pergunto se tudo que coloco no blog é lido e não dá para avaliar pelo Indicador de reação, pois até eu quando vou em um blog não reparo e não marco, rsrs.

    Muito legal o post, ah estou te indicado para a brincadeira do cartão vermelho.

    Bjão.

    ResponderExcluir
  13. Se alguém visita meu blog para dar ctrl Ctrl V e dizer coisas do tipo "adorei, passa lá no meu também", eu ignoro. Se você visita um blog presume-se que vai ler o texto ou, pelo menos comentar algo a respeito do assunto do post.

    Ah, e não precisa passar "lá no meu", que é cheio de textos loooongos...

    =)

    ResponderExcluir
  14. Iara, desculpe pelo sumiço, antes lia todos os seus textos, agora não tenho tempo sem para escrever os meus, por isso estou sumida.
    Sou a favor dos textos curtos, o Adão me disse num post recente que fui clara, sucinta, fiquei toda prosa, pois gosto disso, não gosto de enrolação , vou direto ao ponto , sem voltas, por isso a maioria dos meus textos são curtos, digo o que quero... deixo para quem leu fazer suas considerações, pensar, e se quizer... se manifestar.

    É muito bom quando vc abre o sistema de comentários e tem um monte... tem pessoas que tem talento para os comentários. um exemplo: (Luma) gosto muito dos seus comentários, claro que tem outros além dela.

    Mas não tem coisa pior do que vc escrever um texto e a pessoa chegar e flar o nome de outra pessoa, isso acontece no meu espaço, o Tony escreve e a pessoa chega e diz : que bela poesia Lu, eu nunca escrevi uma poesia, como assim?

    Tenho lido poucos blogs, mas sempre gosto de comentar o que leio,nem que seja um comentário curto, mas que permita ao autor saber que eu o li.

    Eita que esse comentário tá maior que muitos dos meus post.

    Bom feriado!

    ResponderExcluir
  15. Ah! mas não sou contra os posts longos, tem assuntos que não dá para escrever em poucas linhas...

    E se o assunto for interessante leio mesmo... adoro ler...

    ResponderExcluir
  16. Olá Iara

    Pois, muito trabalho, muito amor, sobra menos tempo!

    Sobre o post:
    Mas não são as mulheres que dizem que o tamanho não é o mais importante?!
    Heheheheheeheh

    beijocas

    ResponderExcluir
  17. realmente, esse seu texto me ensinou várias coisas...
    eis o que me fêz lê-lo até o final:
    Normalmente, blog's femininos são meio chatos, eu não vou ler sobre o dia-a-dia de uma adolescente de 15 anos; Prefiro algo que me faça compreender mais o mundo à minha volta, algo que mude minha opnião sobre algo, ou que pelo menos me faça pensar de outros modos...
    Vou virar leitor assiduo!
    __________
    depois dá uma olhadinha lá no meu blog,
    agente tá começando agora, e temos poucos posts, mas estou tentando melhorar a qualidade e tentando postar alguma coisa TODOS os dias,,,
    enfim, tchau

    ResponderExcluir
  18. Anônimo3/05/2010

    oi seu blog é legal, bem legal, achei legal a parte que vc disse que dizer legal, não é legal

    ResponderExcluir

- Regra geral: Bom senso.
- Siga-me no twitter: @iarana.