10 novembro, 2009

E como será daqui há 20 anos?

Tem horas que fico me perguntando como se viviam há alguns anos??
Tipo, eu fui ter um check up medico com 22 anos de idade, antes disso, foi apenas 1 velho e batido hemograma de posto de saude, daqueles que o medico nem olha na sua cara, isso, feito aos 15 anos quando me disseram que eu tinha anemia, o que eu acho que estava errado, porque eu só tomei uma caixa das vitaminas que o médico passou (de 3 caixas) e nunca mais fui diagnosticada com anemia.

O meu questionamento veio do Post da querida Sarah do Pensamentos de eu e ela, (eu nao, ela, só dela).
Tem horas que eu penso que vivemos numa época que todo mundo tá doente. Estamos num tempo com tanta informação, tanto conhecimento, há tantas formas de se aprender, são tantas possibilidades, parece que tudo está tão perto, que assusta!
O que estou tentando desenhar é que hoje é bem mais fácil ter uma vida saudável do que há 10 anos, 20 anos atrás. Não há necessidade de ser milionário pra ter uma vida e uma alimentação saudável (mesmo que não sejam todos os dias) e mesmo assim as pessoas adoecem e a gente não sabe de onde vem e o porquê.
Minha mãe me disse que criou a mim e aos demais filhotes com mingau de leite e polvilho (isso era gostoso), o leite nem era muito, metade água e as frutas resumia em banana e mamão, eram o que a roça produzia o ano todo. (leite era de cabra).
Médico era raridade.
Na tentativa de alimentar-me de forma apropriada, eu encho o prato de folha (errrg!) mas nao me sacia, a qualquer hora que eu vejo um pedaço de pudim eu quero devorá-lom(nossa que comparação mais estúpida!!)!

Hoje eu tenho a impressão que até um resfriado pode matar uma pessoa (santo deus tem a tal da nova gripe), que algo está escondido dentro da gente pronto pra explodir.
Eu nao pego no pesado, tipo, não como há 10 anos, mas me sinto mais cansada, mais exausta, a ponto de desejar só ir pra casa e ficar na minha.
E como será daqui há 20 anos??
Iara não entende.

7 comentários:

  1. Anônimo11/10/2009

    Daqui 20 anos vou estar com quase 70 anos. Para algumas pessoas, atualmente nesta idade, o maior prazer é comer. Conheço 4 assim. Espero que até lá meu maior prazer não seja este. :)
    Meus filhos vão estar por volta dos 30 anos e se bobear, com filhos. Ou seja, vou ser avó. E avó gosta de fazer guloseimas para os netinhos. É uma praga. Eu já prometi que vou ser uma.
    Se não tiver com qualquer doença da idade, ainda vou gostar de viajar. E se desconfiar que não tenho doença alguma, mal vou cumprimentar o médico pelo aniversário dele, já que é meu amigo. Talvez eu morra de teimosia. :)

    beijocas, menina

    ResponderExcluir
  2. Um ângulo válido é que conhecemos mais doenças e o diagnóstico é mais preciso do que há 20 anos atrás. É normal que mais gente pareça estar doente, quando na verdade sempre foi assim, mas não percebíamos. Mas, claro, pode também ser uma explosão de diagnósticos preventivos exagerados, também chamado "tempestade em copo d'água". Fui descobrir que tenho cifose no exame pro alistamento militar, mas quase nunca tive dor nas costas(uma vez, pra nunca mais). No mais, eu não vejo um médico há... tempo demais.

    Resfriado mata, mas só se não cuidar. Tem gente que morre de tombo, tem gente que é atingido por raios 9 vezes e vive. Tem um pouco de acaso nesse negócio de "vida", sabe?

    Daqui há vinte anos? Nem idéia. Meu conselho é: coma folha, mas também coma o resto. Comer só uma coisa nunca é bom, mesmo que seja folha... =/ E tente viver satisfeita. Se forçar demais também pode ser mal pra saúde; como dizem: mente sã, corpo são. =)

    ...E se nenhum conselho der certo, eu pelo menos tentei.

    ResponderExcluir
  3. É Iara, é que existe um livro que o título é:

    - A Saúde vem da cozinha!

    Como atualmente os alimentos são muitos geneticamente modificados, há muitos agrotóxicos, elementos estranhos na alimentação, tudo contribui para a má saúde!

    Há também vários elementos estranhos no nosso dia-a-dia que contribui para a situação da saúde ruim do mundo. Tudo é culpa de algo, só não sabemos o que!

    Daqui a 20 anos saberão o que era que provocava a situação de hoje, mas, estarão sem saída com a situação daqueles dias futuros.

    Certamente eu escreverei no meu blog, eu estarei vivo!

    ResponderExcluir
  4. Pode ser. Há vinte anos já havia tratamento para doenças corriqueiras, e outras nem tanto e conhecimento de alimentação saudável.Talvez vc queria dizer 80,100 anos.

    ResponderExcluir
  5. Há mais ou menos vinte anos fui ao funeral de uma criança, irmão mais novo de um amigo, um garoto forte, saudavel, que de repente começou a urinar e não parou mais até que morreu(internado num hospital), diziam que os musculos dele era feito de agua(rsrsrsrrs), há uns 6 anos uma amiga perdeu o filho num afogamento, não entendendo o ocorrido porque o menino sabia nadar, pediu autopsia, ambos poderiam ter sobrevivido se fosse hoje, ambos estavam abrindo um quadro de cetoacidose(coma diabetica), há 4 meses meu filho foi diagnosticado, acredito que daqui ha vinte anos ele esteja curado.
    O problema é que para muitas doenças não existia a sobrevida, nem tratamento, então as pessoas morriam e ninguém sabia porque, o fato de você não ir ao medico não significa que seja saudavel, conheço muita gente que também pensou como você, um dia passou mal e o que poderia ser tratado não tinha mais jeito.
    Eu me amo demais, então prefiro os check up preventivos aos exames obrigatorios.
    Fico feliz em saber que minha saude vai bem!!!!
    Eleva a auto estima.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. É aquilo, quanto mais procurar, mais acha, quanto mais mexe, mais fede. Tá cheio de médico aí querendo achar doença e problema em tudo quando na verdade a gente nem está sentindo nada. Felizmente muitos também são honestos pra dizer "vai pra casa que você não tem nada!"

    ResponderExcluir
  7. MENINA,,,SOCORRO. DAQUI A 20 ANOS TALVEZ CONSIGA POR UMA MUSICA TOCAR NO MEU BLOG.. SE VC Ñ ME AJUDAR AGORAAAAAAAAAAAAAA... LI.. POR AÍ,,VC EXPLICANDO.. (MAS MEU CABELO É LOIRO... aCHO QUE ISSO ANDA ME AFETANDO....RRSRSRSR)NÃO CONSIGOOOOOOO.

    ME DE UMA DICA..QUE FUNCIONE...

    BEIJOS

    ADD VC AO MEU

    LEEK

    ResponderExcluir

- Regra geral: Bom senso.
- Siga-me no twitter: @iarana.