20 setembro, 2007

E AI EU ENCARO OU NÃO?

Oi turma, parada é a seguinte.
Terminei a graduação em Economia há algum tempo (4 anos), de lá pra cá nunca mais peguei num livro ou estudei nada, eu estafei e olha que ganhei um premio por ser a aluna da faculdade que mais frequentava a biblioteca e pegava livros em minha época. (unica coisa que já ganhei na vida heheheh)
Eu estou pensando em tentar um mestrado, vi esse aqui onde eu moro, tenho até o dia 31/10 pra me inscrever, queria a ajuda de vocês.
De vermelho eu coloquei as minhas obervações.
As linhas de pesquisa do Mestrado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio, com área de Concentração Cadeias Produtivas e Desenvolvimento Regional, são:
Cadeias produtivas – Esta linha aborda os impactos das atividades do agronegócio sobre o desenvolvimento regional, ressaltando de forma conjunta e articulada, aspectos econômicos, sociais e ambientais. Pesquisas podem ser desenvolvidas avaliando efeitos da expansão de commodities e a formação de arranjos produtivos locais, ligados à exploração sustentável dos recursos na região da Amazônia Legal. (não me parece ser algo interessante).

Desenvolvimento Regional – Esta linha de pesquisa aborda temas relativos aos processos sócio-econômicos, culturais e ambientais relacionados às problemáticas da cidade e do campo, considerando os aspectos históricos e sua expressão espacial e temporal. Adicionalmente, propõe investigar a evolução das políticas públicas relacionadas ao desenvolvimento regional. (gostei disso).
O processo seletivo se constitui das seguintes etapas:
Primeira etapa: Prova Escrita – abordará temas relacionados a área de concentração do Programa.
Os candidatos que obtiverem nota inferior a 6 (seis) serão desclassificados.
Serão selecionados para a etapa seguinte os 30 (trinta) primeiros candidatos por ordem de nota. Caso haja empate na trigésima posição, todos os candidatos empatados nesta posição serão alçados a fase seguinte.
A programação para a realização da prova consta dos seguintes tópicos:

TÓPICOS EM ECONOMIA E CADEIAS PRODUTIVAS
a. Teoria Elementar da Oferta e da Demanda (é clássico)
b. Elasticidades
(soja x sal x cafezinho: mais ou menos assim: a pessoa vai beber mais cafe e comer mais sal se o preço cairem brucamente??sacou?)
c. Teoria do Consumidor(
uma chatice, mas é só lembrar do deserto, o cara andou 1 dia sem beber agua e tem um diamante, o que vale mais? O diamante ou 1 litro e agua?)
d. Produção e Custos (ixi não lembro de nada)
e. Estruturas de Mercado (hã??)
f. Cadeias Produtivas: definições e correntes metodológicas (nem sei o que é isso)
g. Economia dos custos de transação (deve ser alguma coisa relativo a mercado financeiro)
TÓPICOS EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL
h. Espaço e Dominação: Uma Abordagem Marxista
(bom muito bom)
i. Planejamento, Subdesenvolvimento e Pobreza
(otimo, é uma linha bem critica e atual)
j. Desenvolvimento Regional: Olhar Crítico (tudo é questão de comparação)

TÓPICOS EM ESTATÍSTICA: (to enrolada e lascada)
k. População e Amostra
l. Variáveis
m. Proporção, razão e percentagem
n. Distribuição de freqüências
o. Medidas de posição
p. Medidas de dispersão
q. Números índices
r. Correlação e regressão

A segunda etapa constará de: Prova de Proficiência em Língua Inglesa, Análise do Projeto e Análise de Curriculum. (aqui mora o perigo, eu não sei nada de inglês e meu curriculo é uma catástrofe e pra piorar eu detesto projetos).

E aí eu encaro? Ou deixo quieto, help?mas vocês terão que me ajudar ta bom? Por exemplo, postando em inglês...me ajudando com os Posts, me dando dicas para eu escrever melhor..estas coisas.
Ou então, eu deveria procurar outro local?outra coisa?
Este blog eu fiz pra me ajudar a enfrentar as coisas, mas eu não sei fazer sozinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Regra geral: Bom senso.
- Siga-me no twitter: @iarana.