9.02.2009

Você faz o que faz, porque deseja algo pra si

"O que está feito, está feito. Eu não falo em destino.
O que entendo é que um homem faz o que faz...
porque ele quer algo para ele. O que você quer?Lost 5x17"


"Todos estamos tentando provar algo" Leverage 1x03.


O que curto em séries são os diálogos, algumas séries mostram diálogos incriveis, idéias que ficam na nossa cabeça por horas, disso que eu gosto, a teoria da história não me importa, ok, gosto de ver a porrada, o suspense, a perseguição, técnicas forenses, etc, mas tudo precisa me passar uma "idéia".

Quando eu vi o 17º(final( the incident) episódio do Lost, quando Sawner disse as palavras acima, eu soube que eu escreveria sobre em meu blog, por meses ficou na minha cabeça.
O que está feito está feito

Eeu fico impressionada como tem pessoas no mundo que adoram remoer o que foi feito, "porque isso ocorreu" "como" "culpa de quem" "porque justo comigo?" pois é, está feito, ficou pra trás, bola pra frente.

O que entendo é que um homem faz o que faz...porque ele quer algo para ele

Acho que você faz algo porque você vai se beneficiar de alguma coisa, não existe bons gestos sem intenções por trás de tudo e não acredito que uma pessoa faz algo só "pra ajudar", isso não existe, é papo furado, você precisa provar algo pra você na maioria das vezes. Uma boa ação na maioria das vezes ocorre porque você precisa provar algo, fazer algo.
Seja pra mostrar sua fé, seu dinheiro, seu status, ou apenas pra que outras pessoas notem você.

9 comentários:

  1. Concordo contigo, minha querida. Ainda que nossas motivações sejam internas, nunca fazemos algo apenas por fazer. Sempre esperamos reconhecimento, amizade, dinheiro... nem sexo é gratuito mais. Mesmo que seja por amor, dificilmente alguém faz algo apenas pelo outro.

    ResponderExcluir
  2. E eu aqui achando que eu tinha essas idéias só por causa de minha misantropia e minha tendência a reduzir e desconstruir o comportamento humano no tempo livre(sabe como dizem, "cabeça vazia...")

    Enfim, parece-me realmente que altruísmo não existe, e toda boa ação é uma tentativa de conseguir recompensa, seja ela real, moral ou simplesmente auto-satisfação, visto que as pessoas necessitam se sentir bem consigo mesmas.

    E agora eu vejo que esta idéia se difunde bem mais do que eu suporia. Interessante texto, Dona Iara.

    ResponderExcluir
  3. Bauru
    Po rogerio, sexo pago so se for a uma profissa. Ou estou sendo inocente?

    ........
    Bruno
    Eu nao vejo maldade nisso, nao é ruim querer algo pra si mesmo, o que eu não gosto sao das pessoas que fingem que estão fazendo o bem apens por fazer.

    ResponderExcluir
  4. Por isto, Deus será obrigado a levar todos nós para o paraíso. Afinal, quando fazemos algo de bom, fomos movidos pela ação do Espirito Santo, e quando fazemos algo de mal, fomos enganados pelo tinhoso! Somos todos inocentes e puros!

    ResponderExcluir
  5. Adão
    Imagina, o tinhoso anda perdendo pro homem.

    ResponderExcluir
  6. Bem, por partes! O que está feito, realmente, está feito! Não podemos nos arrepender do que fizemos, até por que, tudo que acontece conosco pode nos ensinar algo. Quanto os fins que nos levam a fazer algo... Discordo! Nem sempre os fins justificam os meios, tão pouco vocês precisa mostrar algo a você ou outrem. Há que faça as coisas boas as pessoas por fazer, sem quer méritos ou qualquer tipo de coisa afim. Discordo dessa coisa de querer sempre mostrar as coisas aos outros, cria uma relãção de dependencia extrema com o outro e com o mundo. Não se pode viver pra exibir-se, como se a vida fosse um BBB. Cada um deve fazer, pensar e agir da forma que lhe dé na telha, e o que a pessoa faz de bom ou ruim é única e exclusivamente problema dela! Meus erros e acertos são meus! E ninguém tem nada haver com isso! Se sou Hitler ou Jesus, sou eu e mas ninguém. Querer mostrar-se aos outros por narcisismo, orgulho e sei lá o quê, é não ter nada o que fazer ou ser dependente da atenção alheia, e pobre coitado de quem é assim. Bjus.

    http://contesta-acao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Nós homens somos mesmos canalhas em potencial! :o)
    E é verdade. Sempre irão haver segundas intenções em nossas atitudes.

    ResponderExcluir
  8. Olál...
    Penso que a questão cultural interfere muito... Somos o que somos fruto do meio em que vivemos. Embora pareça não é determinismo, pois temos livre-arbítrio sobre nossas ações. Porém há coisas que fazemos de forma muito automata , muitas vezes percebemos só depois de muito tempo...

    ResponderExcluir
  9. Daniel Ninguém faz nada por fazer, principalmente bondade meu caro. Você faz porque tem algo pro tras, se fosse assim, nao haveria tantas "casas de caridade" espalhadas por ai;

    Crazy ahahahah principalmente se for mulher nao é vero?
    anonimo
    Concordo. De onde vimos e pra onde vamos interfere tb.

    ResponderExcluir

- Regra geral: Bom senso.
- Siga-me no twitter: @iarana.