11.28.2008

É preciso entender os códigos HTML e CSS pra ter um blog?

Oi pessoas,

E preciso entender de Html e CSS pra ter um blog? (se você não sabe do que se trata, se liga nos comentários do post):
As coisas que não entendo em informática, tecnologia e blogosfera

E aí?? é necessário?o que vocês acham??
Falando por mim, eu acho que a coisa essencial e necessária pra alguem ter um blog é gostar de escrever sobre alguma coisa. É só isso.
Meus amigos Xavier, Lennon, (ele ficou de fazer um post...e esqueceu), Jhonny Rox e Malcontux acham que é preciso pelo menos saber o básico, (eles já postaram isso no Twitter), eu não concordo, acho que devemos saber pelo menos onde encontrar ajuda quando for necessário e saber mais ou menos como funciona a estrutura da plataforma bloguistica que usamos.

Tipo assim, lá pelo ano de 2005 eu criei um blog no excelente Wordpress , calma galera, eu visto a camisa do blogspot e até o presente momento não vejo motivo algum pra sair daqui, mas não sou do tipo que tem preconceitos contra plataformas bloguisticas, voltando ao assunto, que coisa complicada pra uma cabecinha de uma mera secretária aquilo? pensa bem, na época, euzinha aqui, trabalhava numa oficina mecânica como recepcionista, orelha, faz-tudo, (sacaram-ne?) e aí eu queria ter um "diário" na internet, então eu fiz um blog, eu não dei conta nem de fazer upload de uma imagem!! nem se quer sabia onde ficava a parte de escrever no blog.
Enfim deu tudo errado, eu mexi demais e perdi o blog. Também perdi um no uol, outro no horrível IG.

Então, o Blogger veio como uma salvação, é tudo de grátis, simples e intuitivo de fazer e o melhor, dá pra mexer em tudo no código html do blogger.
E como tem gente boa com dicas e tutoriais pela net á fora!!!!

Diante disso, pra quem usa o blogger como eu por exemplo, e não entende nada do assunto, fica boiando, mas quer ter um espaço legal e interesaante, eu gostaria de indicar uma ótima pessoa que sempre está disposta a auxiliar quando o assunto são os códigos do Blogger.

Eu falo da Rô Zanchetta, não sei o que faz, não sei do que gosta, não sei onde mora e nem com quem é casada!! ela é proprietária do BloggerSPhera| Tutoriais Blogger.
Foi ela que me deu um baita auxílio pra melhorar a aparência do Mais Atitudes, vocês notaram que foi modificado algumas coisitas!! eu amei as sugestões dela!!!
Ela também é dona do Blog a la Carte, mas teve sua conta roubada e resolveu recomeçar com o BloggerShera, sorte e sucesso a ela.


Eu gostei da Rô desde o 1º instante, o que mais curto nela é a simplicidade e a boa vontade dela para com a turma mais leiga e iniciante.

Alguns posts que achei interessante:
Então fica o agradecimento e deixo duas perguntas:
1- É preciso entender de Html e CSS pra ter um blog?
2 - Você está satisfeito com sua plataforma de blog?? Você entende alguma coisa na estrutura deo seu próprio blog?
(não dou conta de alinhar o blockuote snif..snif..)

Bom final de semana.

obss:
Aproveitando a deixa, siga meu blog!!!

12 Comentários:

Kazuya-kun disse...

Não acho que seja obrigatório uma pessoa ter grande conhecimento para criar um blog. Mas é ideal saber pelo menos o mínimo, a não ser que queira tem um template igual a todo mundo.

Iara disse...

Mas Kazuya o que tem demais ter um template igual aos outros??

Renato (HappyBlue) disse...

Bom dia Iara,

Primeiramente gostaria de agradecer a sua visita. Muito obrigado! Seja sempre bem vinda!

Muito interessante e informativo este seu artigo. Eu particularmente nunca estive em uma aula de informática e a princípio esta arte de 'bloggar' não me chamava muito atenção. Na época que comprei o meu primeiro computador foi para "apimentar" a minha coleção de músicas. Fui Dj por oito anos nas noites cariocas (décadas de 80 e 90) e o computador nesta época era algo quase raro. Mais ou menos em 2004 consegui comprar o meu PC. Estava em evidência a compactação de arquivos de música (mp3 e algo mais...). Que maravilha! Me livrar de todos aqueles Lps e Cds (com + ou - 14 músicas). Depois sim veio a internet para mim. Era muito chato no começo(conecção discada... rsrs) Por fim consegui assinar os serviços de uma banda larga. Comecei com emails, pesquisas, o orkut (que particularmente não gosto muito) e algo mais. Depois veio a onda de blogs. Ah! "Monguei" muito e tenho muito o que aprender. Estou nessa a pouco tempo (+ ou - 5 meses). Concordo com você em alguns aspectos. O importante é a liberdade de ter um portal e a maravilha é a gratuidade. Geralmente fazemos um diário ou até mesmo uma revista digital. O meu blog especificamente surgir de uma vontade enorme de dividir com o mundo o que aprendi e ainda estou aprendendo, especificamente ensinamentos sobre a liturgia católica e doutrina espírita, mas também venho fazendo posts de outros artigos como datas comemorativas, astrologia... em fim tudo que julgo interessante para uma qualidade de vida melhor. Caramba! Falo muito, né? Desculpe-me pela empolgação. Adianto que sou péssimo em resumos... haha Estou levando o seu link comigo e anotei os blogs (dicas) que relacionou aqui.

Fique com Deus!
Bom final de Semana!
Sucesso, Luz e Paz para você e os seus!
Com carinho, Renato

crazyseawolf disse...

Sabe, Iara, quando você começa a usar ou fazer algo, acredito que ter pelo uma noção da "coisa" seja necessário. Tudo depende de até onde você queira ir.
Mesmo que não faça disto seu objetivo de vida, é sempre bom ter algum conhecimento.
Sempre me irrito com alunos que dizem "Para que serve isso ou aquilo que estamos aprendendo e coisa e tal..." E eu respondo, "sei lá, o que será que você vai querer fazer da sua vida?"
Eu fico muito irritado porque os jovens de hoje não se importam com o conhecimento, querem sempre o caminho mais fácil, sem pensar.
Portanto, paixão, pode não ser necessário, mas dá uma satisfação conhecer algo e não se sentir um estranho no ninho, e às vezes não depender tanto de outra pessoa. É por ai... ;o)

Daniel disse...

Independetemente do template e sua linguagem, eu entendo a blogoesfera como aquele lema dos primordios do cinema nacional, ao qual parafrasearei: "Um blog e uma idéia!". Bjus e bfs.

http://so-pensando.blogspot.com

Iara disse...

Oi Renato,
Por nada, agradeça ao diHITT, foi lá que eu o conheci.
Bem, eu acho que quase todos os blogs tem essa peoposta, repassar aprendizado, teorias, ideias, pelo menos é o que acho que deveria ser assim.
Eu fico me perguntando como um Dj se virava na epoca que so tinha aqueles LPS !!
Bem vindo.

Crazy Pior, eu gosto de aprender, mas tem coisas que dependem de talento e outras de prazer.
Ixiiii eu cansei de dizer que nao sabia pra que servia estudar matrizes por ex. e até hoje eu nem sei pra que serve.
oi dani

adaobraga disse...

Necessário, necessário não. Mas ajuda que é uma maravilha!

Paulo R. Diesel disse...

Entender ou não entender, eis a questão (que original).
Meu filho tem um empresa de informática e é isto que eu entendo de Html... Brincadeirinha, mas quando enfrento qualquer dificuldade socorro-me do meu acessor e pronto.

Beijo Iara

Michel Ribeiro disse...

Acredito que é importante sim entender pelo menos o básico de HTML. Claro que você não precisa ser um expert no assunto para blogar.

Além disso, hoje as ferramentas disponíveis para montar um blog são extremamente fáceis e intuitivas com destaque para o wordpress (falando do script).

Independente dessa questão de entender ou não de HTML, o que não devemos perder é a verdadeira essência dos blogs que é simplesmente o ato de escrever.

Blo post Iara, Bjs.

Rodrigo Piva disse...

Também não acho necessário, Iara. Basta saber onde encontrar ajuda. Agora, se pretender hospedar o site em domínio próprio são outros quinhentos, ou então, tem que ter dinheiro pra pagar alguém que entenda. :-)

Aproveito a visitinha pra dizer que tem um selo pra ti no Curiosando.
Beijão!

Felipe Xavier disse...

Olá Iara
Você já sabe meu posicionamento perante esse assunto, até me citou no post, mas vou comentar pra quem não sabe.
Não, não é necessário ter conhecimentos em HTML ou CSS. O Blogger (Google) já te dá muitas opções de personalização sem mexer em uma linha de código.
O único inconveniente é que você ficará com um dos templates padrão, e é isso que não agrada as pessoas.
Todo mundo quer algo diferente, e almas bondosas fazem todo o trabalho sujo por elas, disponibilizando templates maravilhosos, bastando apenas fazer o upload e configurar umas coisinhas, que geralmente ficam muito bem explicadas no post de onde retiraram. Mas nem todo mundo lê com atenção e sai MANDANDO aquela alma bondosa o ajudar.
Então, se você quer apenas escrever, não precisa saber de nada dessas coisas do outro mundo. Agora, você tem que ter em mente que, não é todo mundo que vai querer te ajudar, e assim que você querer algo diferente, terá que antes de mais nada aprender o básico de tudo isso.
Ufa, acho que é só isso.
Abraços

disse...

Coisa feia, nem vim aqui agradecer, né?

Menina, você é que é um doce! Eu faço porque gosto, não tem tanto mérito, não! E até hoje nunca peguei nenhum mala que acha que tenho obrigação de ajudar (se bem que minha opinião é - saiu na chuva é pra se molhar, se faz um blog de ajuda e não quer ajudar, melhor escrever poesia... #prontofalei... ahahahaha)

Eu incentivo as pessoas a aprenderem. Concordo com o Cidão que tudo que você aprende, seja o que for, é bagagem pra sua vida. Mas não acho que conhecer HTML e CSS seja o principal de quem quer escrever um blog. O principal é ter o prazer de escrever!

Postar um comentário

- Regra geral: Bom senso.
- Siga-me no twitter: @iarana.