03 janeiro, 2019

A homenagem de Michele Bolsonaro a Maria do Rosario e as mulheres de esquerda

Em algum momento aqui eu falei que sou fã de primeira damas, não sei explicar onde está o meu fascínio pelo cargo.


No Brasil nossa ultima grande primeira dama foi dona Ruth Cardoso, ja falecida. Depois de Ruth tivemos  Dona Marisa esposa do Lula, mas Marisa não era atuante.
Dona Ruth sempre se importava com Educação, cultura, inclusão e a pobreza. Ela foi uma das precursoras do Bolsa Familia e da Educação de jovens e adultos, através de um programa de Educação solidária, Ruth levava educação e educação profissional onde nao tinha.

Marcela Temer apesar de linda, elegante e discreta, não foi atuante.
A essência de uma primeira dama está no trabalho social diante dos menos favorecidos, no cuidado com as  crianças e idosos, nas causas de inclusão social e direitos humanos, tudo feito sem cargo remunerado e pela forma autônoma e espontânea. Soa machista, para mim não vejo assim.
Normalmente trata-se de uma mulher serena, discreta e elegante.Não é uma regra geral, é um manual de bom senso.
A foto abaixo é do encontro de primeiras damas na Reunião do G20 que aconteceu em Buenos Aires em Dezembro/2018, a Marcela Temer não foi ao evento por exemplo.


Voltemos agora ao assunto da hora. A posse presidencial,  quem mais chamou atenção foi a nova Primeira Dama, Michele Bolsonaro, estava bem trajada, apesar de eu achar que faltou algo na vestimenta, mas é um gosto pessoal, o vestido dela estava bonito, e pela primeira vez, uma primeira dama discursou numa posse presidencial.
Creditos El Pais

Foi uma brilhante jogada de marketing. O discurso nem vale a pena ser lembrado, porque não teve nada demais, o público foi ao delírio que nem caprichetes de BBB, o que valeu foi a presença marcante de uma mulher a frente do esposo numa posse presidencial e discursando em LIBRAS, para quem não sabe, libras é uma linguagem em sinais para quem é surdo e não consegue se expressar em lingua portuguesa.

fonte O globo.

E porque motivo a presença de uma mulher é importante?Ora bolas!!!
Porque ate 1932 mulher não tinha direito a voto, até décadas atras mulher podia ser espancada que não era nem crime.
Ate uns anos atras podia se anular um casamento se ela não fosse mais virgem.
Ate algumas décadas  mulher tinha que pagar um dote.
Nem faz muito tempo, mulher não podia trabalhar, tinha que cuidar do marido e dos filhos.
Sem falar na discriminação por mulher ser sexo frágil, por mulher engravidar, por ter poucas mulheres em cargos de alto escalação.
E também porque num país com 27 estados, APENAS 1 MULHER foi eleita.
Ou seja, somos um país patriarcal.

Por tudo isto e mais outras coisas, quando Michele Bolsonaro toma a palavra num discurso presidencial, é um ato social, é um ato politico, é para ser notado, mesmo que a gente sabe que foi treinado, ensaiado varias vezes e talvez tenha sido uma idéia de algum assessor.
Precisa ser feito, para que seja o exemplo.

O que é importante é que poderemos ter novamente uma primeira dama atuante e que se preocupou em mostrar isto ao publico.
Curiosamente,coisa de destino, ela usou uma linguagem que foi regulamentada por uma deputada do PT, Maria do Rosário, nem citarei aqui a deselegância que seu esposo Jair cometeu em plenario com a mesma deputada.
Mas é obvio que não foi homenagem!! eu usei somente para instigar a minha escrita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Regra geral: Bom senso.
- Siga-me no twitter: @iarana.