08 novembro, 2020

O vencedor leva tudo

A estranha democracia onde o Vencedor leva tudo.



Esta semana o mundo inteiro acompanhou as eleições para o governo dos Estados Unidos da América, é a primeira vez eu também tentei compreender o mecanismo que eles usam, eu não tenho a pretensão de explicar como funciona porque eu seria falha, mas vou deixar um vídeo no YouTube que achei bastante esclarecedor, se você quiser você pode está clicando aqui. (vai abrir em outra janela não se preocupe).

De uma maneira muito geral o que eu estranhei bastante foi que nos Estados Unidos utilizam o velho mecanismo do papel impresso e demoraam 5 dias para ter o nome do presidente eleito!!!! Gente eu estou falando de uma superpotência econômica global, era pra ser um páis que não deveria poupar e nem medir esforços para uma eleição moderna, agil e eficiente. 

Não há um sistema federalizado e padronizado para ser seguido, cada estado tem um mecanismo diferente, cada Estado tem cédula diferente por exemplo, parece país de terceiro mundo, mas tudo isso é explicado porque os Estados são autônomos, ao contrário daqui do Brasil, onde vou dar exemplo de Universidades que elegem seu Reitor e o Presidente da República se nega a nomea-lo porque não é da ideologia dele. 

Por isso eu digo, não é porque é uma super potencia que é exemplar e a gente precisa achar certo e seguir. 

de daqui mais ou menos uma semana nós estaremos elegendo Prefeito e vereadores, claro, no mesmo dia a maioria das cidades já terao o nome do seu futuro prefeito ou prefeita. 

Há pessoas sucitando o retorno da votação com voto impresso tal como nos estados unidos, as pessoas acham que como uma super potencia utiliza, este é o melhor mecanismo, e eu ate compreendo, assim é mais facil para voce se agarrar como verdade absoluta, na duvida é so contar os papeis de novo e está tudo resolvido!! 

Ledo engano, é mais facil trapacear tambem e descobrir quem voce eleitor votou. Se alguem me provar que voto eletronico é fraude eu mudo, ate lá nao dá pra ficar dando atenção a piti de quem não aceita perder.

Estava pensando aqui com meus botoes, uma coisa que eu gostaria que houvesse mudança é em relação a reeleição dos vereadores, no maximo 8 anos no poder, seriam 2 mandatos e aguardar por um novo pleito no ano seguinte, porque assim você tem uma mudança no sistema, tem gente que tem toda a família toda a vida baseado na política. 

Mas quem votaria nesta mudança? 

4 comentários:

  1. IARA ALENCAR, o sistemA POLÍTICO BRASILEIRO ESTÁ TÃO DEGRADADO QUE já não acredito que nada o possa mudar em décadas vindouras. É como você disse, os cargos e funções se tornaram patrimônio de famílias ou caem nas mãos de desonestos. Estamos fritos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É impressionante como depois que a pessoa entra nao quer mais sair.

      Excluir
  2. Anônimo11/10/2020

    Este ano estou isento da política, seja ela qual for ou seja!

    Adão Braga

    ResponderExcluir

- Regra geral: Bom senso.
- Siga-me no twitter: @iarana.